Globalizaco e trabalho

3483 palavras 14 páginas
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NA CRISE DE EMPREGO NOS PAÍSES OCIDENTAIS

Gabriel Pinheiro de Campos 070077691

RESUMO

O presente trabalho visa averiguar e discutir os efeitos colaterais da globalização e mundialização na sociedade do trabalho, assim como a relação do trabalhador com o mesmo, baseando-se na conceitualização dos temas apresentados pelos autores Zygmunt Bauman, Edgar Morin e Manuel Castells para melhor expor fatos que denotam o problema assim como conjecturar possíveis soluções frente um cenário real e crescente.

Palavras-chave: Desemprego – Globalização; Crise de Emprego – Ocidente, Desemprego; Situação do trabalhador – Capitalismo Neoliberal.

1...Introdução

Há bastante tempo, estudiosos do mundo corporativo, em suas mais diversas áreas, vem defendendo que a criação de novas tecnologias libertaria os homens de jornadas de trabalho exaustivas. Com tempo livre, os trabalhadores poderiam se dedicar a esportes, à leitura, à família enfim a atividades que lhe propiciassem prazer. Mas o fantasma do desemprego avançou impiedoso, sobre esse cenário idílico, mesmo em terras mais desenvolvidas. Na Europa, continente tido como a praia do capitalismo humanizado, os sindicatos estão abrindo mão da jornada de trabalho reduzida em troca da segurança do emprego. Não constitui um paradoxo pedir para trabalhar mais sem aumento de salário, mesmo numa época em que as máquinas são cada vez mais sofisticadas?

A revolução técnico-científica colocada em prática no país nas últimas décadas. A automação e a informatização em setores como bancos e indústrias eliminaram milhares de postos de trabalho. Novas modalidades organizacionais, como o remanejamento de pessoal e a redução de custos, também incidiram na oferta de vagas. As empresas tornaram-se cada vez mais enxutas e transferiram boa parte das tarefas para firmas menores, o que ficou conhecido como terceirização. Tal fato afetou até setores industriais com tradicional uso intensivo de mão-de-obra. O desemprego

Relacionados