Globaliza Ao2

1698 palavras 7 páginas
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA



Prof.º Carlos Toussaint geografia1.geja@gmail.com O TERRITÓRIO NA CONSTRUÇÃO DO ESTADO NAÇÃO
Ao estudar temas ligados à geopolítica, estabelecer a relação entre o poder e o território.

é



importante

Fora da globalização, o território representava os limites políticos, projetados cartograficamente e, em muitos casos, proporcionais ao poder exercido por determinada nação.

DEFININDO GLOBALIZAÇÃO



Não é possível entender a dinâmica mundial de forma isolada, como se cada país fosse fechado e autônomo. Existe ligações em graus diferentes que estabelecem o contato entre nações e podem ser chamadas de globalização.



INTERDEPENDÊNCIA
Para entender a globalização interdependência que é:

é

necessário

saber

o

conceito

de

Quando ocorre a troca de produtos ou serviços entre as nações, dizemos que existe uma interdependência, um depende do outro.
Assim a interdependência entre os países constitui o termo chave para entender o processo de globalização que começou no século XV, aonde barcos atravessavam os mares em busca de novas rotas comerciais a procura de territórios e mercado consumidor para os seus produtos.

INTERDEPENDÊNCIA



A modernização das redes de comunicação e de transportes e os avanços tecnológicos são considerados fatores primordiais para a integração comercial, cultural e científica entre as nações, as fronteiras passaram a ter valor secundário e a interdependência aumentou entre as nações.

INTERDEPENDÊNCIA



Porém a interdependência proporciona resultados desiguais entre as nações ricas e pobres, e estes se estendem por toda a população. Quem mais sofre são os países ditos subdesenvolvidos que não tem poder econômico e nem tecnologias para lutar neste mercado tão competitivo, e acabam sendo explorados pelos países desenvolvidos.

INTERDEPENDÊNCIA



Determinados países se limitam a fornecer matéria prima e/ou mão de obra a baixo custo para os países que dominam a tecnologia industrial. Esses últimos,

Relacionados

  • Apostila Gest O Integrada De Pessoas
    103695 palavras | 415 páginas