Globalização

Páginas: 11 (2728 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Serviço social

AS RELAÇÕES SOCIAIS.
AS RELAÇÕES SOCIAIS.

Uruaçu-GO
2010

Cássia da Silva Mendonça
Juliana Albuquerque Oliveira
Marivalda Albuquerque Oliveira

O Processo Migratório e suas influências na construção do valor trabalho, remuneração e renda.

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - UniversidadeNorte do Paraná, para os Seminários Temáticos.

Uruaçu-GO
2010
Sumário

Introdução___________________________________________03
Desenvolvimento
A Globalização Inacabada Migrações Internacionais e Pobreza no Século 21__________________________________________________________

_04
Migração e Diferenciais de Renda: Teoria e Evidências Empíricas_________06
Diferencial de Salários entreHomens e Mulheres Segundo a Condição de Migração____________________________________________________

__08
Distribuição da – Força de Trabalho: Equidade e Negociação_____________09
Considerações finais__________________________________10
Referências__________________________________________12

Introdução

Nas últimas décadas, o Brasil enfrentou mudanças econômicas significativas que afetaramo movimento migratório interno e o mercado de trabalho. De um lado, os fluxos migratórios podem ser vistos como o resultado do processo de desconcentração industrial que interessou o País. O desenvolvimento de vários importantes polos industriais no interior do Estado de São Paulo indicava desde os anos 1980, a expansão dos espaços de migração. Esta tendência continuou nos anos seguintes.
Osfluxos migratórios são explicados pela Teoria Econômica que convoca a Teoria do Capital Humano. Esta indica que a decisão de migrar ou não é o resultado da comparação entre o valor das remunerações que seriam recebidas no atual local de moradia e o valor presente das remunerações possíveis no novo lugar de moradia.
Em outros termos, a migração é mais provável quando o trabalhador tem mais chancede recuperar os seus investimentos em capital humano. Por esse motivo, a migração mais provável é a das regiões mais pobres para as mais ricas, com base no diferencial de salário.

DESENVOLVIMENTO
A GLOBALIZAÇÃO INACABADA MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E POBREZA NO SÉCULO 21
Para atuar sobre as migrações internacionais no século21, é preciso entender como a globalização afeta os deslocamentosespaciais da população. Nos dias de hoje, o horizonte do migrante não se restringe à cidade mais próxima, nem à capital do estado ou do País. Seu horizonte é o mundo – vislumbrado no cinema, na televisão, na comunicação entre parentes e amigos.
O migrante vive num mundo onde a globalização dispensa fronteiras, muda parâmetros diariamente, ostenta luxos, esbanja informações, estimula consumos,gera sonhos e, finalmente, cria expectativas de uma vida melhor. A globalização é parcial e inacabada, e isso afeta as migrações de várias maneiras. O resultado é que a globalização apresenta dificuldades e morosidades no cumprimento de suas promessas. Tais desigualdades contribuem para aumentar o desejo, e até mesmo a necessidade, de migrar para outros países. Enquanto o capital financeiro e ocomércio fluem livremente, a mão-de-obra se move a conta- gotas.
É preciso reconhecer que a não migração também é associada à pobreza, à miséria, à violência e a todas as formas de exploração comumente relacionadas com a migração – muitas vezes de modo ainda mais exacerbado.
A globalização suscita reações das mais diversas, muitas delas emocionais. Isso se deve, ao fato de muitas interpretaçõesem curso. De uma maneira ou de outra, e em etapas diferentes, todos estão caminhando em direção a uma nova organização econômica global. O modelo conhecido como o Consenso de Washington, promovido agressivamente pela banca internacional e pelos representantes dos países desenvolvidos abriu as fronteiras para o fluxo de bens e serviços, assim como de capital.
A globalização continuará uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização
  • Globalização
  • globalização
  • globalização
  • Globalização
  • GLOBALIZAÇÃO
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!