Globalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



Tem havido nos últimos tempos um excesso de transformações nas ordens políticas e econômicas mundial, ocasionada por um fenômeno chamado Globalização. Esse processo tem sido acompanhado por uma intensa revolução nas tecnologias de informação (telefones, computadores e televisão), o individuo que não acompanhar essa modernização será considerado como ultrapassado diante destanova era que exige mudanças e adaptações na cadeia global, isso faz com que os desdobramentos da globalização ultrapassem os limites da economia e comecem a provocar uma certa ligação cultural entre países. Essa reestruturação pode não ocasionar conseqüências progressivas para todos na sociedade, pois a globalização não beneficia a todos de maneira uniforme, uns ganham muito, outros ganham menos eoutros perdem.

GLOBALIZAÇÃO

Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelo mundo. O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado coma criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente. Os mais entusiastas acham que a globalização define uma nova era da história humana. Na prática exigem menores custos de produção e maior tecnologia. A mão-de-obra menos qualificada é descartada. O problema não é só individual. É um dramanacional dos países mais pobres, que perdem com a desvalorização das matérias-primas que exportam e o atraso tecnológico. A Globalização está associada a uma aceleração do tempo. Tudo muda mais rapidamente hoje em dia. E os deslocamentos também se tornaram muito rápidos: o espaço mundial ficou mais integrado.

A primeira fase da Globalização (1450-1850)

Há, como em quase tudo que diz respeito àhistória, grande controvérsia em estabelecer-se uma periodização para estes cinco séculos de integração econômica e cultural, que chamamos de globalização, iniciados pela descoberta de uma rota marítima para as Índias e pelas terras do Novo Mundo. Definimos as seguintes etapas: primeira fase da globalização, ou primeira globalização, dominada pela expansão mercantilista (de 1450 a 1850) daeconomia-mundo européia, a segunda fase, ou segunda globalização, que vai de 1850 a 1950 caracterizada pelo expansionismo industrial-imperialista e colonialista e, por última, a globalização propriamente dita, ou globalização recente, acelerada a partir do colapso da antiga União Soviética e a queda do muro de Berlim, de 1989 até o presente. A primeira globalização, resultado da procura de uma rotamarítima para as Índias, assegurou o estabelecimento das primeiras feitorias comerciais européias na Índia, China e Japão, e, principalmente, abriu aos conquistadores europeus as terras do Novo Mundo. Igualmente não deve-se omitir que ela promoveu uma espantosa expropriação das terras indígenas e no sufocamento ou destruição da sua cultura. Em quase toda a América ocorreu uma catástrofe demográfica,devido aos maus tratos que a população nativa sofreu e as doenças e epidemias que os devastaram, devido ao contato com os colonizadores europeus. Nesta primeira fase estrutura-se um sólido comércio triangular entre a Europa (fornecedora de manufaturas) África (que vende seus escravos) e América (que exporta produtos coloniais). A imensa expansão deste mercado favorece os artesãos e os industriaisemergentes da Europa que passam a contar com consumidores num raio bem mais vasto do que aquele abrigado nas suas cidades, enquanto que a importação de produtos coloniais faz ampliar as relações inter-européias. Politicamente, a primeira fase da globalização se fez quase toda ela sob o escudo das monarquias absolutistas que concentram enorme poder e mobilizam os recursos econômicos, militares e...
tracking img