Globalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Na atualidade, vivemos o aprofundamento da inovação e da globalização, onde indústrias e conhecimentos espalham-se por todos os cantos do planeta. Todas as nações são dependentes uma das outras, porém esse movimento não é atual, ele iniciou-se ainda no século XVII e acelerou-se a partir do século XIX, como o próprio Karl Marx escreveu no tão falado, e contestado “Manifesto do PartidoComunista”:
“As antigas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a ser destruídas a cada dia. São suplantadas por novas indústrias, cuja introdução se torna uma questão de vida ou morte para todas as nações civilizadas (…) Em lugar da antiga auto-suficiência e do antigo isolamento local e nacional, desenvolvendo-se em todas as direções um intercâmbio universal, uma universalinterdependência das nações. E isso tanto na produção material quanto na intelectual. Os produtos intelectuais de cada nação tornam-se patrimônio comum. A unilateralidade e a estreiteza nacionais tornam-se cada vez mais impossíveis e das numerosas literaturas nacionais e locais forma-se uma literatura mundial”.(Marx; Engels, 2001, pg. 49)
Esse movimento de evolução tecnológica e interdependência de mercados,como nos apresentaram Smith, David Ricardo, Stuart Mill e Schumpeter, fazem com que as mudanças sejam cada vez mais rápidas, esses impactos cada vez mais fortes, geram uma necessidade de acompanhamento do capital humano nos países, em especial nos países em desenvolvimento, para conseguirem acompanhar o nível de concorrência internacional.
O Brasil encontra-se em meio a esse turbilhão de mudançasglobais, além sofrer os bônus, sofre também o ônus dessas mudanças. Assim, a economia brasileira necessita adaptar-se a realidade atual para ser competitivo no mundo globalizado.
O presente trabalho tem por objetivo verificar de forma superficial os impactos da abertura comercial e da evolução tecnológica no mercado de trabalho do Brasil, analisando a sua evolução após a abertura comercial dopaís na década de 90 até os dias atuais, conforme as visões de diferentes autores.
A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL
O mundo passa por mudanças drásticas, onde distâncias que até ontem eram percorridas em alguns meses, hoje, essas mesmas distâncias são percorridas em algumas horas. Mensagens que demoravam vários dias para serem entregues aos seus destinatários, hojesão instantâneas. Nunca a humanidade produziu tantos bens e serviços quanto na atualidade, em pouco mais de 300 anos a humanidade desenvolveu-se muito mais que todo o período anterior de sua história.
Segundo Pochmann (2001) essas transformações econômicas radicais são oriundas de três grandes ondas de inovação:
“[A primeira onda] a partir da segunda metade do século XVIII, com o surgimento denovos materiais, como o carvão mineral substituindo o carvão vegetal, de novos produtos, como ferro derretido com coque, a energia a vapor e, ainda, da mecanização das industrias têxteis e vestuários houve saltos quantitativos e qualitativo na capacidade de produção, especialmente no país sede das inovações, a Inglaterra. (…)Para uma elevação média anual de 7,1% da produção têxtil inglesaocorrida nas três últimas décadas do século XVIII, o nível de emprego aumentou uma taxa média anual menor a (4,3%)(…)
Diante do concentrado e elevado avanço tecnológico, especialmente pela mecanização e pelo transporte a vapor, a produção ganhou importante impulso. Ao mesmo tempo, a divisão do trabalho sofreu pronunciada transformação, com efeitos significativos tanto na estrutura ocupacional quanto noconteúdo dos novos velhos postos de trabalho.
Entre 1870 e 1910, foi possível constatar uma radical modificação na divisão de trabalho, o que coincidiu justamente com a segunda revolução tecnológica. Também na forma de uma verdadeira onda de inovação, com a descoberta de novos materiais, como o aço e petróleo, da energia elétrica, do motor a combustão, do telegrafo, do telefone, entre outros,...
tracking img