Globalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Para compreendermos o atual momento histórico em que vivemos, se faz necessária, uma abordagem histórica acerca das formações sociais e os sistemas econômicos existentes no passado até chegarmos aera globalizada na qual será focada na análise do presente trabalho.
Segundo historiadores, o comunismo primitivo foi a primeira formação social da história, os homens se reuniam em pequenos grupos edividiam entre si os frutos e os animais encontrados, como instrumentos de trabalho eram utilizados restos de animais e rochas oferecidos pela natureza e posteriormente aprendeu a fabricar instrumentosde rochas e descobriu que batendo uma rocha em outra saiam lascas que poderiam ser utilizadas como objetos cortantes.
A partir da descoberta do fogo, tendo como matéria-prima ramos e folhas, ohomem esteve mais seguro pois assim poderia afastar os animais ferozes e aquecerem-se nos dias frios, esse período é chamado de Paleolítico ou idade da pedra lascada que se inicia á aproximadamente 2,7milhões de anos e vai até 1.000 a. C.. De aproximadamente 4.000 a. C,. até 1.000 a. C. acontece a revolução neolítica onde o homem aprende a agricultura e não depende mais da coleta, mas passa aproduzir seu próprio sustento, com essa fixação vem abrir caminho para a organização de estruturas sociais e políticas cada vez maiores e mais complexas às margens de grandes rios.
Ao final desse períodocomeça o uso dos metais onde fabricava-se armas e outros utensílios úteis, sem podermos precisar essas datas, estima-se que o bronze foi utilizado à partir de 4.000 a.C. alcançando a Europa e o mundomediterrâneo cerca de 2.000 anos depois.
Continuando essa história-existência da humanidade quero citar o “Modo de Produção Asiático” que consistia em um sistema econômico onde o meio de produção, aterra, pertence ao Estado, e este como gerenciador e administrador da produção do excedente permite a utilização da terra em troca de tributos, (trabalho ou produto), essa relação de produção é...
tracking img