Globalização e mercado unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

GLOBALIZAÇÃO E ADMINISTRADOR José de Jesus Previdelli

MERCADO

DE

TRABALHO

DO

Pesquisador do CNPq, Professor Associado do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá, Doutor em Administração pela FEA/USP

Renata de Souza Côrtes
Acadêmica do curso de Administração da Universidade Estadual de Maringá

RESUMO O presente artigo busca levantar algumasquestões importantes acerca da formação acadêmica e do mercado de trabalho do profissional de administração. A estrutura argumentativa foi desenvolvida a partir da análise das mudanças na economia global, considerando os fatores que influenciam diretamente a criação de postos de trabalho e políticas de emprego. Esta análise buscou identificar fatores condicionantes na economia que estão transformandoas estruturas do mercado de trabalho e propiciando o surgimento de novas relações entre capital e trabalho e novas características para o perfil do profissional que busca inserir-se neste mercado.

INTRODUÇÃO O mundo das organizações contempla cada vez mais as complexas transações globais, configurando um cenário de inovações e ajustes, cujas transformações afetam as organizações modernas, querpelo avanço tecnológico ou pela implementação de estruturas mais flexíveis e enxutas. As mudanças tecnológicas e organizacionais provocam impactos sobre a estrutura e as relações de emprego, bem como sobre a definição das ocupações, fazendo emergir dentro do mercado de trabalho um novo paradigma, que se desdobra tanto sobre as mudanças organizacionais quanto sobre o novo perfil profissional dotrabalhador. O próprio conceito de emprego vem sendo modificado e ajustado à nova realidade que se edifica sobre a sociedade de serviços. Esta nova tendência aponta para um maior volume de contratos de trabalho temporário e flexível, onde os profissionais de uma forma geral e em particular, os da área da administração terão grandes oportunidades de emprego se souberem adaptar-se ao mundo damultifuncionalidade. Os profissionais do futuro deverão ter em mente que a nova configuração do mundo do trabalho implica em um maior nível de qualificação, uma vez que, de fato, os empregos estão se apresentando sobre a forma de novas ocupações, assim como novas necessidades e exigências. Não está muito longe de nossa realidade o momento em que o trabalho deixará de ser realizado em um local fixo. Asatividades em tempo parcial estão se multiplicando assim como também os trabalhos caracterizados em forma de projetos. Portanto, palavras como flexibilidade, adaptabilidade, versatilidade e multifuncionalidade, passarão a compor o perfil ideal dos novos profissionais.

2

No campo da administração, seja enquanto operacional ou enquanto executivo, o profissional da administração assume um papelprivilegiado no contexto das mudanças que estão configurando as novas organizações pela natureza da sua inserção no ambientes organizacionais. Essas transformações ressaltam a questão de repensar o papel e a qualificação dos administradores (Bastos, 1997). Esta nova realidade foi, sem dúvida, o que deu o impulso para a idéia de compor uma análise acerca dos elementos que, na esteira da globalização,estão alterando e configurando o novo mundo do trabalho. O intuito do presente trabalho é analisar as características do novo profissional de Administração em função das mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho, bem como, identificar as tendências futuras e as variáveis que, na prática profissional em si, interfere tanto na empregabilidade quanto no bom desempenho e qualificação dessesprofissionais.

1. A ECONOMIA GLOBAL E O MERCADO DE TRABALHO As grandes mudanças sociais, políticas e econômicas, em escala mundial, refletemse na vida cotidiana das pessoas, interferindo na realização do trabalho, nas unidades do comércio, nas estruturas empresariais e financeiras. Enfim, a realidade do mundo moderno incorpora o debate sobre a ordem internacional em suas dimensões globais e...
tracking img