Globalização e formação dos blocos econômicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Capítulo 5: Globalização

 O que é a globalização
 A globalização é um termo que só foi usado em 1990 nas mídias, no entanto ela já existia em diversas regiões do mundo desde o período das Grandes Navegações, porém não havia muita tecnologia implantada.
 Um fator importante para o avanço da globalização foi a informática, diminuindo as distancias entre países e aumentando a interaçãodos mesmo, facilitando, assim, a circulação de capitais e a prestação de serviços internacionais.
 Os principais fundamentos e atores da globalização
 Entre os fundamentos podemos citar: o grande avanço dos transportes e das tecnologias de informação; integração mundial da produção e do consumo; o fluxo intenso de informações em quase todo o mundo; a formação ou consolidação de blocoseconômicos regionais de países; as tendências de padronização de equipamentos e de homogeneidade cultural; entre outros.
 E os atores destacam-se os Estados nacionais; as multinacionais; os organismos internacionais; as ONGs e os movimentos sociais.
 A Conferência de Bretton Woods
 GATT (acordo geral de tarifas e comércio), OMC (organização mundial do comércio), FMI (fundação monetária internacional)e Bird (banco internacional para a reconstrução e o desenvolvimento) ou Banco Central, o objetivo dessas organizações é manter a saúde financeira da economia capitalista internacional. E a criação desses organismos serviu também para que ditassem a pauta das políticas econômicas dos países capitalistas mais fracos, criando um ambiente favorável ao grande capital e às empresas multinacionais.
 Osgrandes grupos econômicos globais
 No período pós-guerra, EUA investiu pesadamente na reconstrução de países econômica de países europeus com a estratégia de fortalecimento do sistema capitalista, através do Plano Marshall.
 Apesar do surgimento de companhias novas nos países emergentes, o maior número de multinacionais se encontra: na América Anglo-Saxônica, Europa Ocidental e Japão: tríadedo mundo desenvolvido.
 Contudo, as empresas perceberam que para penetrarem em mercados não atendidos por suas exportações, o ideal seria estarem presentes em outros países, e isso se deu por meio do investimento internacional direto.
 A concentração de capitais
 Em quase todos os campos nota-se a presença de grandes grupos econômicos capazes de controlar os mercados. Algumas formas deorganização das empresas são:
 - TRUSTE: caracteriza-se pela fusão de empresas que tendem a monopolizar mercados e regular o preço dos produtos.
 - CARTEL: associação de empresas que definam preços e repartem mercados (em geral, por meio de acordos secretos entre eles.)
 -OLIGOPÓLIO: o mercado é controlado por um número reduzido de empresas.
 -MONOPÓLIO: domínio de uma empresa privada ouestatal que controla totalmente o mercado.
 -HOLDING: Grupo empresarial que controla ações de varias empresas.
 O Brasil tem uma participação ainda um pouco modesta no cenário global econômico. No entanto é o segundo maior exportador e importador de bens da América Latina, ficando atrás apenas do México.
 Além da forte presença de companhias estrangeiras no Brasil, as grandes empresas nacionaisatuam cada vez mais no exterior, transformando-se também em multinacionais.
 A ocidentalização do mundo
 A ocidentalização do mundo decorreu da incorporação de territórios de todos os continentes ao capitalismo europeu em suas diversas etapas. Esse movimento foi acompanhado de grande tendência de padronização de hábitos culturais e de consumo. E na atual ocidentalização houve uma maiorintensificação devido ao desenvolvimento da informática que aproximou os países melhorando assim as relações empresariais e o fluxo de informações.
 A globalização financeira
 A rede de relações financeiras que abrange todo o planeta é a circulação de capitais, que acelerou com o desenvolvimento das tecnologias de informação, que possibilitaram as transferências virtuais de dinheiro.
 Enfim, a...
tracking img