Globalização e espaço urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 14 (3333 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 22 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GLOBALIZAÇÃO E ESPAÇO URBANO

Paula Valéria Coiado CHAMMA, paula.chamma@usc.br 1
Natália Lemos dos SANTOS, natalia.santos@usc.br 2

1-Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a dinâmica da globalização e sua interferência no espaço urbano. As transformações do espaço público na sociedade contemporânea apontam mudanças nos estilos de vida, na percepção do tempo e do espaço e nosusos da cidade. A dicotomia público-privado indica como o espaço é transformado pelo processo da globalização.

Palavras-chave: globalização, espaço público, espaço privado

2-Abstract:
The present article aims at analyzing the dynamics of globalization and interference in urban areas. The transformations of the public space in the contemporary society show changes in life-style, in theperceptions of time and space, and in the uses of the city. The public-private dichotomy shows how the space changes in the process of globalization.

Keywords: globalization, public space, private space

3-Introdução:

A maioria dos brasileiros vive hoje em cidades. Até mesmo a população que não vive nas cidades tem um modo de vida urbano, em diferentes aspectos. Os modernos meios de comunicaçãoe as facilidades de transporte proporcionadas pelo processo de globalização diminuem as distâncias e diferenças nas categorias de espaço urbano e rural.
Grupos sociais que poderiam ter suas necessidades satisfeitas com uma produção local estabelecem, cada vez mais, uma relação de dependência com aqueles que são detentores dos meios de produção e de tecnologias. A circulação de bens e pessoasfacilitadas com a mecanização e motorizações diminuíram as distâncias entre cidades.
A cidade que se caracterizava pelo local do encontro e da troca, torna-se com a globalização o local de passagem de pessoas, de serviços, de mercadorias e de informações.
Na sociedade capitalista, consumir é sinônimo de ascensão social. O espaço privado ou a propriedade privada é valorizado em detrimento aoespaço público. Ter a posse de um espaço inacessível ao uso público torna-se sinônimo de poder.
Salvo a minoria privilegiada, as populações urbanas dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento vivenciam uma situação de subconsumo. No entanto, as cidades aumentam com a mesma velocidade com que acontece o isolamento dos cidadãos e a segregação social.

4-Desenvolvimento:

4.1-Espaço público eespaço privado

A dicotomia público-privado é manifestada em relação ao espaço desde muito tempo, antes mesmo de o mundo todo ter ciência dos efeitos da globalização. Com base em Sennett (1943) verifica-se que já no século XVII o público era usado no sentido de aberto à observação de qualquer pessoa. O privado significava uma região protegida da vida, definida pela família e pelos amigos. NoRenascimento, a palavra público significava o bem comum ou o corpo político e gradualmente o público foi se tornando o espaço da sociabilidade. A expressão “sair em público” era usada na época e persiste até hoje. No século XVIII, nas cidades de Paris e Londres, grupos diversos estavam entrando em contato com a sociedade.
De acordo com o termo francês registrado em 1738, o homem público urbano eradesignado “cosmopolita”. O cosmopolita era um homem que se movimentava despreocupadamente em meio à diversidade, que está à vontade em situações sem nenhum vínculo nem paralelo com aquilo que lhe é familiar. Assim sendo, o público significava uma vida que se passava fora da vida da família e dos amigos íntimos. Era o espaço de convivência de grupos sociais diferentes, cujo contato era inevitável.Nessa época que surgiram enormes parques urbanos, ruas com passeio para pedestres, centros sociais como bares, cafés, estalagens, abertura do teatro e ópera para todos, através da compra de entradas.
No século XIX, o capitalismo industrial estimulou a privatização dos espaços. A família tornou-se cada vez mais o refúgio ideal, com valor moral mais elevado em relação ao domínio público, pois em...
tracking img