Globalização e educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS NO ENSINO

            No artigo “A Indústria do Canudo” procura-se mostrar e comprovar que a qualidade de nosso ensino (fundamental, médio e superior) se perdeu, com as irresponsáveis mudanças promovidas no ensino, refletindo diretamente na formação de mão-de-obra e no mercado de trabalho.
            Impulsionados por uma onda de modernidade trazida pelaglobalização, nos início dos anos 80 - quando começaram a era do computador, a troca de informações em tempo real, o relacionamento a cabo entre empresas, a internet, outras facilidades tecnológicas e de telecomunicações, e com a queda das barreiras comerciais – todos os segmentos de nossa sociedade precisaram se adaptar rapidamente à nova ordem social: a possibilidade de interação dos mercadoseconômicos com um sistema de comunicação mais rápido e  a simultaneidade das operações financeiras contribuiu para uma nova onda de progresso e modernidade.
            Esse contexto frenético de mudanças, aliado à necessidade de transformações, adaptações e modernizações necessárias de nossos organismos sociais ocasionaram uma série de anomalias que produziram seus efeitos em nossa sociedade.
           Devido à crise econômica e o endividamento, o Brasil, passou a depender quase exclusivamente dos empréstimos de organismos financiadores internacionais para obtenção de recursos para investir e financiar a estrutura educacional.
            Por sua vez, os organismos financiadores internacionais condicionam como cláusulas contratuais de financiamentos, o cumprimento de várias medidas eorientações (em todos os níveis, áreas e modalidades do sistema educativo), que afetam a formulação de políticas internas com reflexos na legislação brasileira. Mediante essas orientações técnicas e assessorias no desenvolvimento dos projetos, as instituições de financiamento externo moldaram sistemática e drasticamente o sistema educacional, que passou a seguir padrões de sistemas educacionais existentes emoutros países, sem que houvesse uma adaptação à realidade brasileira.
            A globalização nos trouxe muitos fatores positivos, como maior acesso ao comércio mundial, um acesso muito grande, a evolução tecnológica na área de saúde, a informações em tempo real pela internet e celulares, etc. Porém, como tudo na vida, sempre há um lado positivo e seu contraponto negativo.
            Quandose fala em "globalização" associa-se um sentido ideológico de padronização de sociedades a um processo de integração econômica sob a tutela do neoliberalismo. Há, notadamente, predomínio dos interesses financeiros pela desregulamentação dos mercados, relegando a plano secundário os seus efeitos sobre os demais organismos sociais.
            Esse fenômeno proporcionou a construção de relaçõesmúltiplas no campo político, social e econômico que levaram a sociedade a questionar muitas das certezas e conquistas realizadas pelas gerações anteriores. A globalização das sociedades e a mundialização da cultura rompe a integridade social sensibilizando a capacidade, do indivíduo e das sociedades, de discernir sobre os limites de cada um e do todo.
            Na realidade a globalização não é umprocesso homogêneo e, muito menos, seus efeitos e as suas repercussões nas sociedades.
            A globalização traz na sua essência a padronização de informações, influenciando a sociedade a interagir de forma favorável aos interesses do sistema essencialmente capitalista emanado de outras sociedades econômica e tecnologicamente mais desenvolvidas. Desta forma, a cultura social setransforma, alterando-se os valores referenciais das comunidades.
            A Educação por sua vez sofre a influência direta das características de um sistema essencialmente capitalista que é de natureza competitiva, individualista e excludente, provocando mutações de conceitos de cidadania, qualidade, conhecimento, produtividade e competência.
            A globalização como foi imposta às...
tracking img