Globalização - sua definição e seus reflexos no mundo atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTA IZILDINHA

CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

3º SEMESTRE

RICHARD LOPES BRANDELIK Nº001207

GLOBALIZAÇÃO

Sua definição e seus reflexos no mundo atual

Disciplina: Evolução do Pensamento Moderno

Ministrada por: Mestre Aires Simões Filho

SÃO PAULO / SP

10/05/2010

| |

SUMÁRIO

Sumário pág. 2

Globalização – Introdução pág. 3

Históriapág. 3

Impacto pág. 4

Comunicação pág. 5

Qualidade de Vida pág. 6

Efeitos na Indústria e Serviços pág. 7

Teorias da Globalização pág. 8

Antonio Negri pág. 9

Benjamin Barber pág. 9

Antiglobalização pág. 10

Conclusão pág. 12

Referências pág. 13

Globalização - Introdução

Aglobalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo e teve sua maior expansão no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditosdesenvolvidos), cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito aoseu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois, a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtém-se como conseqüência o aumento acirrado da concorrência.
História
A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na época dos Descobrimentos e que se desenvolveu a partir daRevolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje, muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.
Sua origem pode ser traçada do período mercantilista iniciado aproximadamente no século XV e durando até o século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, eaumento da complexidade das relações políticas européias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colônias européias.
Já em meio à Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações: o pacote cultural-ideológico dos Estados Unidos incluía váriasedições diárias de O Repórter Esso, uma síntese noticiosa de cinco minutos rigidamente cronometrados, a primeira de caráter global, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundial.
É tido como início da globalização moderna o fim da Segunda Guerra Mundial, e a vontade de impedir que uma monstruosidade como elaocorresse novamente no futuro, sendo que as nações vitoriosas da guerra e as devastadas potências do eixo chegaram à conclusão que era de suma importância para o futuro da humanidade a criação de mecanismos diplomáticos e comerciais para aproximar cada vez mais as nações uma das outras. Deste consenso nasceu a Organização das Nações Unidas, e começou a surgir o conceito de bloco econômico. Pouco apósisso houve a fundação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço - CECA.
A necessidade de expandir seus mercados levou as nações aos poucos começarem a se abrir para produtos de outros países, marcando o crescimento da ideologia econômica do liberalismo.
Atualmente os grandes beneficiários da globalização são os grandes países emergentes, especialmente o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e...
tracking img