RESENHA
Globalização: As conseqüências humanas

RESENHA
BAUMAN, Z. Globalização: As conseqüências humanas.
____________________________________________________________

_____________

RESUMO
A resenha apresentada a seguir traz idéias e conjecturas proporcionadas pelo autor Zygmunt Bauman sobre ao tema da globalização e as conseqüências dela. Este autor sugere uma teoria de “compreensãodo espaço e tempo” através de exemplos da imobilidade dos dominados e a organização espacial como instrumento opressor. Elucida que a globalização aponta para uma produtividade elevada e um imediatismo cultural acabando com a aprendizagem e promovendo uma distância ainda maior entre as castas alta e baixa.
Palavras-chave: globalização, imobilidade, conseqüências.____________________________________________________________

_____________

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, faz um esboço da história da globalização, as linhagens e as implicações deste processo, tentando dispersar um pouco da névoa e da banalização que cercam o termo globalização, no entanto, não intenciona prestar todas as respostas sobre o assunto em questão.
Bauman atrai os leitores a fazerem uma ponderação sobreas seqüelas da globalização – na economia, na política, nas estruturas sociais e até em nossas percepções de tempo e espaço. Através de exemplos da imobilidade dos dominados e a organização espacial como instrumento opressor, argumenta que a globalização, visando uma produtividade alta e um imediatismo cultural acaba com a aprendizagem e gera um distanciamento ainda maior entre as classes alta ebaixa: “A companhia pertence às pessoas que nela investem – não aos seus empregados, fornecedores ou à localidade em que se situa”. (p. 13)1. Livres são os proprietários, pois têm o direito de decidir, enquanto os trabalhadores estão presos a toda sorte de compromissos e os fornecedores só têm benefícios enquanto a empresa estiver na localidade. Só os acionistas podem ir e vir, comprar e [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Globalização: as consequencias humanas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Globaliza%C3%A7%C3%A3o-As-Consequencias-Humanas/32912.html

MLA

"Globalização: as consequencias humanas" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Globaliza%C3%A7%C3%A3o-As-Consequencias-Humanas/32912.html>.

MLA 7

"Globalização: as consequencias humanas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Globaliza%C3%A7%C3%A3o-As-Consequencias-Humanas/32912.html>.

CHICAGO

"Globalização: as consequencias humanas." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Globaliza%C3%A7%C3%A3o-As-Consequencias-Humanas/32912.html.