Globalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL RIOGRANDENSE LTDA
PORTO ALEGRE – RS - BRASIL
FTEC



GEOESTRATÉGIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS



PROF. MARCELO PEREIRA








SEMINÁRIO IIIRESENHA/QUESTIONÁRIO




GLOBALIDADE = OPORTUNIDADE







MIRELA MAGGI







ANO
2012


1) O lado negro da Globalidade

Já se foi o tempo em que as gigantes dos maisvariados setores da economia prevaleciam na lembrança e na escolha dos bilhões de consumidores do mundo atual. A Internacionalização para a maioria das empresas nacionais parecia um bicho de sete cabeças,ainda mais em um cenário que, aparentemente, somente as comandantes conseguiam dominar o mercado.
E aconteceu em 1994 a abertura ao mercado externo das Indústrias Brasileiras, onde a busca pelaredução de custos, obriga as empresas a procurar alternativas de matéria-prima mais barata, corte de custos na produção, redução na logística, em tudo, chega a ser doentio esta fome incansável deredução para competir.
Eu arrisco a dizer que é a vez das novas, já grandes e desafiantes empresas, que tornaram-se poderosas em seus países e que agora buscam além disso, o sucesso e reconhecimentodo prestígio internacional.
O comodismo, a falta de adaptação nas mudanças do mercado, o padrão, acabam prejudicando as gigantes mundiais abrindo um espaço para as concorrentes que estãofresquinhas, cheias de idéias novas e alta capacitação de engenharia e demais profissionais.
Estamos em 2012 e que a sociedade não veste mais a camisa e sai para desfilar no dia 7 de setembro. Asociedade muda e evolui, os costumes são outros, os desejos se alteram, transformações ocorrendo, o mundo está interconectado e há ainda a preocupação com a sustentabilidade que ajuda as empresas acrescerem. Oportunidades para alguns, ameaças para outros. As estratégias não podem dormir, as idéias precisam surgir. Diferenciação, conhecimento, precisamos acordar e fazer!




2)...
tracking img