Global star

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Globalstar: conectando todo mundo, de todo lugar


Um anúncio surpreendente
No dia 25 de agosto de 1999, os leitores do Wall Street Journal e de outros jornais importantes ficaram surpresos ao se deparar com um anúncio que trazia uma carta de John Richardson, o novo diretor-presidente da Iridium. A Iridium era um sistema de telefonia global, baseado em satélite e sem fio que aempresa tinha lançado há apenas nove meses. Na carta, Richardson dizia:
Pioneiros, entretanto, deparam-se com desafios únicos, e cometemos alguns erros no lançamento de nosso serviço. Reconhecemos nossos erros e estamos trabalhando diligentemente para corrigi-los. Nossa principal meta é oferecer um serviço de classe mundial para nossos clientes.
Para alcançar nossos objetivos, devemoscolocar nossa situação financeira em ordem. A Iridium LLC recentemente entrou com pedido de reorganização, Capítulo 11, num esforço para concluir uma reestruturação financeira em um processo ordenado e supervisionado (...) Quero deixar claro para nossos clientes, investidores e parceiros do mundo todo que a Iridium continuará a oferecer seu serviço de telecomunicações global pioneiro e de altaqualidade sem interrupção. Ainda estamos na ativa, normalmente.
Saindo de órbita
Os desenvolvedores de telecomunicações por muito tempo sonharam com uma rede de satélites em órbita ao redor da Terra que permitisse que uma pessoa fizesse ligações telefônicas de qualquer lugar do mundo. A Iridium e seus financiadores — como a Motorola e a Kyocera, uma fabricante de componentes japonesa —demoraram mais de 12 anos e investiram mais de cinco bilhões de dólares para fazer desse sonho uma realidade. Como uma empresa tão festejada pôde falir tão drasticamente, de maneira tão rápida?
Os engenheiros da Iridium desenvolveram um sistema que contava com 66 satélites para unir uma rede de telefonia celular em terra que combinava 200 serviços oferecidos em 90 países. A empresa organizouseus membros em 15 gateways (pontos de contato) regionais, que eram responsáveis por promover os serviços da Iridium nessas áreas. Os gateways eram os sistemas de transferência em terra que recebiam e direcionavam as chamadas de e para os satélites.
Os financiadores da Iridium achavam que havia um grande mercado potencial para esse serviço de telefonia. Na verdade, um estudo da MerrillLynch previu que em 2007 32 milhões de assinantes em todo o mundo estariam pagando quase 32 bilhões de dólares por ano pelo serviço de telefonia via satélite. O estudo apontou que 65 por cento dos lares no mundo não tinham telefone. Mostrou também que o serviço de telefonia celular não tinha penetrado em muitos países desenvolvidos e que mesmo nos Estados Unidos e na Europa grandes áreas não tinhamcobertura para celular.
A agência de propaganda Ammirati Puris Lintas (APL) trabalhou com a Iridium no desenvolvimento da estratégia de marketing. A APL deslocou oito gerentes de seus escritórios em 77 países para trabalhar com os gerentes da Iridium. A equipe da APL apresentou uma análise de 600 viajantes globais, pessoas importantes que percorriam o mundo fazendo negócios. A pesquisa daAPL apontou que essas pessoas se preocupavam em estar fora de contato quando viajavam para lugares distantes. Temiam perder os acontecimentos na empresa ou de estar fora de contato e, conseqüentemente, fora do controle. Eles se preocupavam também em negligenciar a família. Essas pessoas tinham altos cargos e no mínimo 35 anos, ou eram pessoas que tinham ocupações diferentes, como exploradores depetróleo ou produtores de filmes.
A Iridium já tinha o produto que acalmava esses medos dos executivos e ia ao encontro de seu desejo por status. Entretanto, o único modelo de telefone que a empresa desenvolveu se parecia com um tijolo e tinha uma antena parecida com uma bisnaga. Junto com o telefone, o executivo teria que carregar uma maleta recheada de uma desconcertante quantidade de...
tracking img