Glicose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOQUÍMICA




Tarilândia Jaru 03 JANEIRO de 2013




Aluno: Jackeline kassia da Silva Santos
Professor: Eduardo
Curso: Auxiliar de Laboratório
Disciplina: Bioquímica
Tema: Glicose
Horário: quinta-feira 19:00 a 22:00





FINALIDADE
Solução de EDTA e Fluoreto de Potássio paraadicionar ao sangue no momento da coleta, tornando-o incoagulável, impedindo fenômenos de glicólise e permitindo o uso do plasma na quantificação da glicose. Somente para uso diagnóstico in vitro.
PRINCÍPIO
EDTA com Fluoreto é usado na coleta de sangue total tornando-o não coagulável, impedindo fenômenos de glicólise graças à presença do íon Fluoreto. O EDTA funciona como anticoagulante bloqueando ocálcio ionizado através de reação química com formação do complexo insolúvel EDTA-Ca. A presença do íon flúor inibe os fenômenos de glicólise mantendo estável a glicose no sangue total, durante horas, à temperatura ambiente.
PARTICULARIDADES DO ANTICOAGULANTE
GLICOSE
Anticoagulante Glicose é uma solução estabilizada de EDTA sal sódico adicionada de 1,6mol de Fluoreto por litro. O PH finalda solução situa-se entre 6,5 e 7. Uma gota de Anticoagulante Glicose impede a coagulação de até 5 ml de sangue.
REAGENTES
Reagente
EDTA 0,22mol
Fluoreto de Potássio 1,60mol
Água q.s.p. 1.000mL
Adição de alaranjado G (C.I. 16230) suficiente para dar coloração alaranjada à solução.
APRESENTAÇÃOFrascos conta-gotas 3 x 20mL
Frasco 1 x 500mL
MATER IA I S NECESSÁRIOS NÃO FORNECIDOS
Tubos de ensaio. Seringa, agulha e demais elementos para coleta de sangue.
ARMAZENAMENTO E ESTABILIDADE DOS REAGENTES
O Anticoagulante Glicose deve ser mantido em seu frasco original, ao abrigo da luz e armazenado à temperatura ambiente (20-30oC).Estável até a data de vencimento indicada no rótulo do frasco, obedecidas as condições de armazenamento. Na utilização da embalagem de 500mL, usar o frasco conta-gotas original (20mL) anexo.
CUIDADOS E PRECAUÇÕES COM O USO DO REAGENTE
O Anticoagulante Glicose contém , aproximadamente, 4,6mg de EDTA e 3,7mg de fluoreto por cada gota não oferecendo riscos à saúde. O reagente é somentepara uso diagnóstico in vitro. Seu manuseio deve ser cuidadoso, evitando-se o contato com pele e mucosas. Havendo contaminação acidental lavar a área afetada em água corrente. O descarte do material utilizado deverá ser feito obedecendo-se aos critérios de biossegurança estabelecidos pelo laboratório de acordo com as normas locais, estaduais ou federais.
AMOSTRA
Sangue periférico colhido paradosagem da glicose no sangue total ou plasma. O nível de glicose plasmática mantém-se estável por no mínimo 24 horas com o sangue total à temperatura de 2 a 8ºC ou por 48 horas, separando-se o plasma logo após a coleta e mantendo-o à temperatura de 2 a 8ºC. Todas as amostras biológicas devem ser consideradas como potencialmente infectantes.
PROCEDIMENTO TÉCNICO
1.Dispensar uma gota deanticoagulante glicose em um tubo de ensaio.2.Transferir para o tubo 4mL de sangue recém colhido e homogeneizar cuidadosamente por inversão.3.Na utilização do plasma, centrifugar o sangue a 3.000 r.p.m. durante 5 minutos e separar o plasma. Mantê-lo sob-refrigeração até o momento de uso.
LIMITAÇÕES DO SISTEMA
Amostra colhida como explicitado no procedimento técnico não apresenta sinais de hemólise.
Parase obter ótimo desempenho do sistema, é necessário que o procedimento técnico seja rigorosamente seguido, conforme instruções de uso. Alterações podem levar a resultados errôneos.
ANTICOAGULANTE GLICOSE ANTICOAGULANTE
Observar a simbologia constante nos rótulos do produto:
Irritante ½
Concentração (mg/dL)
0 horas 108 2 horas 110.2 4 horas 111
6 horas 107 10 horas...
tracking img