Glicosídeos cardiotônicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO


Curso de Graduação em Farmácia


4º Semestre Noturno





Débora Odete Antunes da Silveira
Simone de Oliveira Vidoti





EXTRAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO
DE
GLICOSÍDEOS CARDÍACOS


















São Paulo
2012
Débora Odete Antunes da Silveira
Simone de Oliveira Vidoti







EXTRAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO
DEGLICOSÍDEOS CARDÍACOS






Relatório de aula prática de Farmacognosia e Fitoquímica do curso de graduação em Farmácia 4º semestre, noturno, da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Camilo Castelo Branco.















São Paulo
2012

Sumário


1. OBJETIVO 2

2. INTRODUÇÃO 3

3. MATERIAIS E MÉTODOS 4

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4Extração: 4

IDENTIFICAÇÃO 5

1- Do núcleo esteroidal (Reação de Liebermann- Burchard) 5

2- Do anel lactônico pentagonal ( Reação de Kedde e Baljet) 5

3- De 2- desoxi- açúcares (Reação de Keller- Killiani) 5

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6

Extração e Purificação de Glicosídeos Cardiotônicos da droga Espirradeira 6

1- Reação de Lieberman: 9

2- Reação de Kedde eBaljet respectivamente: 9

3- Reação de Keller: 11

1. CONCLUSÃO 11

2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13













1. OBJETIVO
O objetivo deste experimento é a extração e identificação de glicosídeos cardiotônicos na droga espirradeira.


























2. INTRODUÇÃO
Glicosídeos cardiotônicos são compostos que atuamdiretamente no miocárdio, sendo utilizados principalmente no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva. Quimicamente, as agliconas (ou geninas) desse grupo caracterizam-se pelo núcleo fundamental do ciclopentanoperidrofenantreno e são divididas em dois grupos de acordo com o anel lactônico insaturado ligado ao C- 17: pentaciclico (cardenólico) ou hexaciclico (bufadienólico).
Nacaracterização desses compostos, usam-se reações que evidenciam isoladamente parte da molécula do glicosídeo como: reações de caracterização dos esteroides (Liebermann), reações relacionadas com anel lactônico pentaciclico ( Kedde e Baljet) ou com desoxiaçúcares (Keller-kiliani).
Substâncias obtidas da Espirradeira e outras plantas que contém glicosídeos cardíacos específicos ou seus derivadossemi-sintéticos são utilizados na insuficiência cardíaca congestiva, aumentando a força da concentração sem aumentar significativamente outros parâmetros, mas são muito tóxicos em altas doses. Seu mecanismo de ação envolve a bomba de sódio e potássio, sendo frequentemente utilizados em estudos de biologia celular com esse propósito.
A espirradeira, que é um arbusto da família dos Apocynaceae,seu nome científico é Nerium Oleander, mas também é conhecida por Oleandro e Louro Rosa, se ingerida ou mesmo ter contato com o látex produzido por esta planta podem causar dor e queimação na boca, salivação, náuseas, vômitos intensos, cólicas abdominais, diarreia, tonturas e distúrbios cardíacos, apesar de estarem sempre presentes nas praças, jardins de casa, esta tem toxicidade em todas as partese pode levar a morte.
Apesar de seu bem reconhecido potencial tóxico, a Espirradeira ou Oleandro tem sido utilizada na medicina tradicional durante séculos. Os seus usos incluíam a gestão de diversas patologias tais como de patologias cardíacas, asma, calos, cancro e epilepsia. Na área de Narni da Úmbria, no interior da Itália, os agricultores e pastores ainda utilizam como plantamedicinal, as folhas de Oleandro são moídas e misturadas com mel para dar origem a um emplastro e posteriormente são aplicadas topicamente para tratar a sarna. Em certas regiões de Marrocos, esta fitoterapia representa uma parte integrante dos cuidados de saúde.














3. MATERIAIS E MÉTODOS


➢ Becker;
➢ Tubo de Ensaio;
➢ Espirradeira;
➢...
tracking img