Glicolise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gligolise-
1) Como ocorre a respiração celular do metabolismo da glicolise ?
É um processo anaeróbico que contempla 10 reacoes catalisadas por enzimas( citossol da celula). Glicose → 2 Piruvato+ 2 NADH + 8 ATP .

2) Via de Embden Meyerhoof, glicolise. Explique?

A glicolise é a via central do catabolismo da glicose de forma quase que universal, o processo atraves do qual a molecula deglicose, com 6 atomos de carbono, é degradada por uma sequencia de 10 reacoes catalisadas por enzimas e duas moleculas de piruvato, cada uma com 3 atomos de carbono.

3) Explique a 1º fase e 2º faseda glicolise?
Na primeira fase a molécula de hexose é fosforilada nas posições 1 e 6 e então clivada para formar duas moléculas de gliceraldeídeo-3P.
Na segunda fase ocorre a produção de energia,nas reações subsequentes, os grupamentos fosfato são utilizados para a geração de ATP. O receptor de hidrogênio na reação é o NAD+ (forma oxidada da coenzima nicotinamida adenina dinucleotídeo),produzindo a coenzima reduzida NADH. O NAD+ ocorre em quantidades limitadas no interior celular → NADH precisa ser reoxidado a NAD+ para que possa participar da degradação de outras moléculas deglicose. A energia liberada pela transformação de duas moléculas de gliceraldeído 3-fosfato em duas moléculas de piruvato é conservada através da fosforilação de 4 moléculas de ADP a ATP.
4) O que podemoscontatar quando analisamos as reações da glicolise? Pode-se constatar que cada um dos nove intermediários possui o grupamento fosfato.
5) Dependendo da disponibilidade de oxigenio do meio opiruvato formada glicolise pode serguir em 2 vias principais. quais são elas? Explique?

Respiração: destino do piruvato nas células aeróbicas animais e vegetais. O piruvato é oxidado formando o grupoacetil da acetil-coenzima A. Esse grupo acetil é a seguir completamente oxidado a CO2 e água no ciclo do ácido cítrico e na cadeia respiratória, com a utilização do oxigênio molecular. Nos organismos...
tracking img