Glicogenese e gliconeogenese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
9
Volume

VALTER T. MOTTA

Bioquímica Clínica: Princípios e Interpretações

Enzimas

ENZIMAS

A

s enzimas são proteínas com propriedades catalisadoras sobre as reações que ocorrem nos sistemas biológicos. Elas tem um elevado grau de especificidade sobre seus substratos acelerando reações específicas sem serem alteradas ou co n sumidas durante o processo. O estudo das enzimas temimensa importância clínica. Em algumas do enças as atividades de certas enzimas são medidas, principalmente, no plasma sangüíneo, eritró citos ou tecidos. Todas as enzimas presentes no corpo humano s ão sintetizadas intracelularmente. Três casos se destacam: Enzimas plasma-específicas. Enzimas ativas no plasma utilizadas no mecanismo de coagulação sangüínea e fibrinólise. Ex.: pró -coagulantes:trombina, fator XII, fator X e outros. Enzimas secretadas. São secretadas gera lmente na forma inativa e após ativação atuam em locais extracelulares. Os exemplos mais óbvios s ã o a s p r o t e a s e s o u h i d r o l a s e s p r o d u z i d a s n o s istema digestório. Ex.: lipase, α-amilase, tripsin o gênio, fosfatase ácida prostática e antígeno prost ático específico. Muitas são encontradas nosangue. Enzimas celulares. Normalmente apresentam baixos teores séricos, mas os níveis aumentam quando são liberadas a partir de tecidos lesados por alguma doença. Isto permite inferir a localizaç ã o e a natureza das variações patológicas em alguns órgãos, tais como: fígado, pâncreas e mi o cárdio. A elevação da atividade sérica depende do conteúdo de enzima do tecido envolvido, da extensão e dotipo de necrose. São exemplos de e n zimas celulares as transaminases, lactato desidrogenases etc.

As meias -vidas das enzimas teciduais após liberação no plasma apresentam grande variabilid a d e – nos casos de enzimas medidas com propó sitos diagnósticos e prognósticos, podem variar desde algumas horas até semanas. Em condições normais as atividades enzimáticas permanecem constantes, refletindoo equilíbrio entre estes processos. Modificações nos níveis de atividade e n zimática ocorrem em situações onde este balanço é alterado. As elevações na atividade enzimática são devidas: Aumento na liberação de enzimas para o plasma é c o n s e q ü ê n c i a d e :

§

Lesão celular extensa, as lesões celulares são geralmente causadas por isquemia ou toxinas celulares, por exemplo: na elevaçãoda ativ idade da isoenzima CK-MB após infarto d o miocárdio. Proliferação celular e aumento na renovação celular, por exemplo: aumentos na fosfatase alcalina pela elevação da atividade osteoblástica durante o crescimento ou restauração ó s sea após fraturas. Aumento na síntese enzimática, por exemplo: marcada elevação na atividade da γ-glutamil transferase após a ingestão de álcool. O b s t r u çã o d e d u c t o s – afeta as enzimas normalmente encontradas nas secreções exócrinas, por exemplo: a amilase e a lipase no suco pancreático. Estas enzimas podem regurgitar para a corrente circulatória se o ducto pancre á t ic o -biliar estiver bloqueado.

§

§

§

92

Bioquímica Clínica: Princípios e Interpretações

Redução da remoção de enzimas do p l a sma devido à insuficiênciarenal. Afeta as enzimas excretadas na urina, por exemplo: a amilase pode estar elevada na insuficiência renal. A redução nos níveis de atividade enzimática são menos comuns e ocorrem na:

§

Síntese enzimática reduzida, por exemplo: colinesterase baixa na insuficiência hepática severa pela redução do número de hepatócitos. Deficiência congênita de enzimas, por exe mp lo: baixa atividade daenzima fosfatase alc alina plasmática na hipofosfatasemia congênita. Variantes enzimáticas inerentes com baixa a t i v i d a d e b i o l ó g i c a , por exemplo, variantes anormais da colinesterase.

§

§

A utilidade diagnóstica da medida das enzimas p l a s máticas reside no fato que as alterações em suas atividades fornecem indicadores sensíveis de lesão ou proliferação celular. Estas...
tracking img