Glicocorticóides - Relatórico de Farmacologia

1432 palavras 6 páginas
RELATÓRIO DE FARMACOLOGIA
Glicocorticóides

INTRODUÇÃO Uma variedade de situações (como dor, injúria tecidual, cirurgia, trauma, hipoxemia, hipotensão e hipoglicemia), assim como muitas substâncias, modula a atividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA) que controla a secreção do cortisol. Estas situações estimulam o núcleo arqueado (Figura 1), localizado no hipotálamo, que, através do hormônio de liberação de corticotropina (CRH), irá estimular a adeno-hipófise a liberar o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), o qual irá estimular a glândula adrenal a liberar glicocorticóides (Figura 2).

Figura 1: Conexões do hipotálamo com a adeno-hipófise.1

Figura 2: Hormônios liberados pela glândula adrenal.

O cortisol, após ser liberado pela zona fasciculada do córtex da adrenal, é transportado no plasma por proteínas carreadoras, representadas pela GBS (corticosteroid-binding globulin) e pela albumina. O cortisol é então internalizado nas células-alvo pelo receptor de glicocorticóides, que é ativado após desacoplar-se da proteína do choque térmico (PCT). O cortisol irá finalmente chegar ao núcleo da célula onde irá interagir com o DNA para modificar a transcrição induzindo a síntese de algumas proteínas e inibindo a síntese de outras para produzir seus efeitos entre os quais se encontram os aqui listados:
Inibição da lipoxigenase devido à ligação do complexo glicocorticóide-receptor à proteína ativadora do fator de transcrição (AP-1), inibindo sua função;
Inibição da cicloxigenase (COX) (Figura 3), conseqüência da inibição da lipoxigenase;
Inibição da fosfolipase A2 (PLA2);
Aumento de lipocortinas;
Diminuição na produção de colágeno;
Inibe a proliferação de fibroblastos;
Aumento do catabolismo protéico;
Diminuição na síntese de interleucinas (bloqueio da ativação do sítio NFkβ);
Diminuição na síntese de imunoglobulinas IgG, IgE, IgA, IgM;
Aumento da resistência à insulina;
Aumento da atividade osteoclástica;
Aumento da glicose

Relacionados