Glicideos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Glicídios
Os glicídios também conhecidos como açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono, são substâncias orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Quando se fala em açúcar lembramos imediatamente do sabor doce, mas nem todos os glicídios são adocicados. Por isso, os cientistas preferem usar o termo glicídio em lugar de açúcar, para evitarem malentendidos. Os glicídios constituem a principal fonte de energia para os seres vivos, estando presentes em diversos tipos de alimentos. O mel, por exemplo, contém o glicídio glicose; da cana é extraída a sacarose, o leite contém o açúcar lactose; e frutos adocicados contêm frutose e glicose, entre outros tipos de glicídios. 
Os carboidratos formam uma classe de compostos orgânicos que incluemaçúcares, amido, celulose. Originalmente, todos os carboidratos conhecidos eram considerados hidratos de carbono, pois continham hidrogênio e oxigênio na proporção de 2 para 1. Assim os carboidratos passaram então a ser definidos como poliálcool-aldeídos ou poliálcool-cetonas, ou substâncias que produzem tais compostos a partir de sua hidrólise. "Poliidroxi" significa "contendo vários grupos álcool".Assim, carboidratos simples são alcoóis e também são tanto aldeídos como cetonas (eles contêm um grupo carbonila).
Segundo a ocorrência ou não de hidrólise os carboidratos são classificados em:
Monossacarídeos, oligossacarídeos (dissacarídeos e trissacarídeos) e polissacarídeos
Os monossacarídeos geralmente têm sabor adocicado, de fórmula estrutural Cn(H2O)n. Esse "n" pode variar de 3 a 8(trioses, tetroses, pentoses, hexoses, heptoses e octoses), sendo os mais importantes as pentoses e hexoses. Não sofrem hidrólise : Glicose - Frutose - Galactose - Manose Os monossacarídeos ou açúcares simples constituem as moléculas dos carboidratos, as quais são relativamente pequenas, solúveis em água e não hidrolisáveis. Pentoses:
* Ribose C5H10O5 forma o RNA
* Desoxiribose C5H10O5 forma o DNAPentoses são monossacarídeos de 5 carbonos. Para os seres vivos, as pentoses mais importantes são a ribose e a desoxirribose, que entram na composição química dos ácidos nucleícos, os quais comandam e coordenam as funções celulares.
Hexoses:

* Glicose C6H12O6
* Frutose C6H12O6
* Galactose C6H12O6

Hexoses são monossacarídeos de 6 carbonos, que obedecem à fórmula geral - CnH2n0n(n=6). As hexoses mais importantes são a glicose, a frutose e a galactose, principais fontes de energia para os seres vivos. Ricas em energia, as hexoses constituem os principais combustíveis das células. São naturalmente sintetizadas por fotossíntese, processo de absorção de energia da luz.

Exemplo: 

Resumidamente os monossacarídeos (oses) são glicídios que não se hidrolisam podendo sercomposto por uma base do grupo aldeído (aldoses) ou por uma base do grupo cetona (cetoses);

Dissacarídeos

Dissacarídeos são moléculas formadas pela união de dois monossacarídeos. A reação de formação de um dissacarídeo é uma síntese por desidratação: um dos monossacarídeos perde um hidrogênio (- H) e o outro perde uma hidroxila (-OH); os dois monossacarídeos se unem e o hidrogênio e a hidroxilaliberados formam uma molécula de água. A sacarose - o açúcar de cana - é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de glicose e urna de frutose. Outro exemplo de dissacarídeo é a lactose - o açúcar do leite -, constituído por uma glicose ligada a uma galactose.

Ex:

Grupamento de dois a dez monossacarídeos através de ligação glicosídica. Os mais importantes são os dissacarídios.
Osprincipais dissacarideos são:
* Sacarose + H2O → glicose + frutose
* Maltose + H2O → glicose + glicose
* Lactose + H2O → glicose + galactose
* Trissacarídeos: Quando, por hidrólise, produzem três monossacarídeos. Exemplo: Rafinose + 2 H2O → glicose + frutose + galactose

Os oligossacarídeos ou açúcares pequenos são carboidratos constituídos de duas a dez moléculas de...
tracking img