gleba

Páginas: 3 (609 palavras) Publicado: 20 de março de 2014
Pela equação dos gases perfeitos tem-se que para cada gás de uma mistura gasosa:

P_x \cdot V = n_x \cdot R \cdot T,

onde P_x é a pressão parcial de um gás x qualquer (ou seja, a pressão que eleteria caso estivesse apenas ele no recipiente), V é o volume ocupado pela mistura, n_x é o número de mols do gás, R é a constante dos gases perfeitos, e T a temperatura em kelvin.

Rearranjando aequação, teremos:

\frac{n_x}{V} = \frac{P_x}{R \cdot T}

O membro esquerdo (n_x/V) é a fórmula para o cálculo da concentração molar do gás. A constante R é sempre a mesma e a temperatura T nãovaria em um sistema que permanece em equilíbrio químico, assim o único fator que pode variar na equação em um equilíbrio é a pressão parcial P_x. Dessa forma pode-se dizer que a concentração do gás éproporcional à sua pressão parcial.

Com base nisso, também é possível escrever a fórmula da constante de equilíbrio usando-se as pressões parciais dos gases envolvidos, no lugar de suas concentrações.Por exemplo:
H2(g) + I2(g) \rightleftharpoons 2HI(g) K_p = \frac{\left (P_{HI} \right )^2}{P_{H_2} \cdot P_{I_2}}

Observe-se que agora a constante de equilíbrio está representada por K_p, em vezde K_c (quando o cálculo foi feito usando-se as concentrações dos gases). Essas duas constantes para um mesmo caso possuem valores diferentes uma da outra, então é importante especificar qual dasduas se está usando quando se está lidando com um equilíbrio.
Adição ou remoção de reagentes (Não serve para sólidos)

Ao se alterar a quantidade de uma substância, também se está mexendo navelocidade em que a reação se processa (pois se estará mudando as chances de as substâncias reagirem entre si). Dessa forma, a velocidade das reações direta e inversa deixa de ser igual: se uma substância foiretirada de uma das reações, essa passará a ser mais lenta; e, analogamente, ela passará a ser mais rápida se uma substância for adicionada a ela. Assim ocorre que se algo for acrescentado, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o servo da gleba
  • Ana Lise Da Gleba
  • Pericia Avaliação de Gleba Urbana
  • TERMO DE DOAÇÃO DE GLEBA RURAL
  • Gleba Curua-una
  • MEMORIAL DESCRITIVO PARA DESMENBRAMENTO DE GLEBA
  • Usucapião extraordinário gleba d eterras
  • Avaliação de uma gleba urbanizável com metodologia apropriada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!