Glandulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Francisco Macedo Júnior 4º Semestre Odontologia UEFS
INTRODUÇÃO

GLÂNDULAS SALIVARES
As glândulas salivares são responsáveis pela produção da saliva, que participa dadigestão e promove a limpeza e a lubrificação da cavidade da boca. Essas são classificadas em glândulas salivares maiores e menores, de acordo com o seu tamanho. Tanto as glândulas salivares maiores,quanto as menores são exócrinas apresentando um ducto associado, por onde a saliva é levada à cavidade da boca.

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA DAS GLÂNDULAS SALIVARES
Podem ser classificadas comoglândulas com ductos ou glândulas exócrinas compostas e como puramente glândulas serosas, mucosas ou mistas (seromucosas).
As glândulas salivares produzem um fluido incolor, uma secreção química necessáriaao funcionamento normal do organismo (a saliva), o qual é despejada na cavidade bucal por meio de ductos que se abrem na superfície da mucosa bucal.
As glândulas salivares são formadas a partir doepitélio que reveste a cavidade bucal primária. Em áreas específicas, células do epitélio bucal embrionário multiplicam-se em direção ao ectomesêmquima (tecido conjuntivo) subjacente, e a medida que semultiplicam, as células epiteliais se modificam, se especializam e formam as glândulas salivares. Algumas células transformam-se em células secretoras da glândula, e outras se transformam em ductosda glândula.
Os elementos formados a partir das células epiteliais constituem o parênquima glandular e o tecido conjuntivo que reveste e protege o parênquima é denominado de estroma.
As célulassecretoras produzem saliva. Há dois tipos de células secretoras: células serosas e células mucosas. As glândulas salivares são constituídas de células serosas ou células mucosas ou de uma combinação dosdois tipos de células secretoras, além dos ductos que as conectam. Os produtos da secreção das células serosas contem uma enzima chamada amilase (ptialina), que contribui com a quebra do amido. O...
tracking img