Glandula paratireoide e metabolismo do c lcio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Glândula paratireoide e metabolismo do cálcio

O metabolismo do cálcio é o resultado da interação de três fatores:
A absorção deste elemento a partir da alimentação, sua eliminação junto à urina esua captação / liberação óssea. Juntando estas atividades do organismo estão alguns hormônios fundamentais para uma regulação precisa e saudável.
Tal regulação se faz necessária diante da enormeimportância que o cálcio possui na fisiologia das células, principalmente musculares e nervosas, na coagulação sanguínea e na composição dos dentes e ossos.
98,9% do cálcio no corpo humano está localizadonos dentes e ossos, 1% está no interior das células e 0,1% está presente no sangue e nos demais líquidos extracelulares. Mesmo com estas pequenas quantidades fora dos ossos, alterações mínimas deconcentração podem acarretar graves disfunções no organismo.
Apenas 35% do cálcio ingerido diariamente por meio da alimentação é absorvido, pois os intestinos têm dificuldade de absorver a forma iônica doCálcio (Ca++). Além disso, uma média diária de 250mg são perdidos com a secreção de sucos digestórios e a descamação de células da mucosa intestinal. Estes serão excretados nas fezes junto com os 65%não absorvidos.
A vitamina Da tua na mucosa intestinal estimulando a formação de uma proteína ligante do cálcio, a qual facilita a difusão deste elemento para a circulação sanguínea.
Aproximadamente 100mg do cálcio ingerido diariamente é excretado pela urina. Esta excreção é realizada de acordo com a concentração do íon Ca++ no sangue – quando ela está baixa, a filtração dos rins até a bexiga émaior, e vice-versa. Não por coincidência, 100 mg é o saldo positivo da absorção de Cálcio pelos intestinos, configurando uma relação de equilíbrio entre a ingesta e a saída do elemento pelo organismo.
OPTH (paratormônio), hormônio secretado pelas glândulas paratireoides, afeta diretamente o processo de excreção renal de cálcio, pois aumenta a reabsorção nos túbulos renais após a primeira...
tracking img