gladiador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Após a batalha vencida pela parte romana, imperador× Aurélio parabeniza Maximus e seu exercito pela gloriosa batalha. Pouco depois, em um desabafo da parte do imperador, ele se diz com medo de perder Roma e diz a Maximus que após sua morte, governasse× Roma em seu lugar. No outro dia× Aurélio revela ao filho que seria seu sucessor ao trono, que× Maximus seria o verdadeiro imperador. Cômodosirritado e em um ato covarde mata o próprio pai sufocado, colocando a culpa em Maximus.
No outro dia, após assumir o trono, manda matar Maximus, que é levado à colina por guardas para ser morto. No ato Maximus pega a espada de um dos guardas e guerreia matando-os.
Ao fugir e sem forças vai a sua casa e encontra sua família morta e queimada pelos guardas de Cômodos. Após sua descoberta desmaia e éraptado por vendedores de escravos que o leva a um vilarejo onde é comprado por ex-gladiador, que o utiliza para ganhar dinheiro.
Maximus luta com vários gladiadores e os vence, dando muito dinheiro a seu patrão.
Ele pede a seu patrão sua liberdade, que é concedida. Na mesma noite sente-se raivoso e jura morte a Cômodos. No palácio que estava preso, o exército de× Cômodos entra e mata seu amigoque havia lhe concedido sua liberdade. É preso e levado para o palácio de Cômodos onde é desafiado por ele que trapaceia para vencer.
Na arena, batalha com Cômodos e o mata. Após o ato diz que libertasse seus homens e tornasse Roma em uma Polis democrática novamente, após o dito, cai morto.
Foi com esse maravilhoso slogan que Gladiador foi super marketeado em sua época de lançamento, firmando oretorno dos grandes épicos à tela do cinema, iniciado por Coração Valente poucos anos antes. Só que enquanto a obra prima de Gibson toma um rumo bem mais realístico por fatos históricos, Scott belisca certos personagens, localidades e situações para criar uma história completamente nova ambientada durante um período crítico do Império Romano.
Russell Crowe (Los Angeles: Cidade Proibida) encarna×Maximus, um importante general romano que tem total confiança de Marcus Aurelius (Richard Harris, da franquia Harry Potter e Os Imperdoáveis, falecido ano passado), que está em seus últimos dias de reinado. O imperador atiça a fúria de seu filho Commodus (Joaquim Phoenix, de Sinais) ao comunicá-lo o interesse de transferir seu reinado para Maximus, que nem da família pertence, por considerá-lo commais força do ele, seu filho de sangue real. Commodus então inicia uma profunda revolta movida por vingança. Assassina seu pai e, ao pedir a lealdade de Maximus e a tê-la negada, expande sua área de atividade para o general e sua família. Maximus é condenado à morte, mas de uma maneira que não pretendo falar, escapa e começa uma longa jornada para – também - se vingar do que lhe aconteceu. É entãoque o personagem de Crowe esbarra com os brutais jogos de Gladiadores, tão amados pelo povo da época, e começa a ressurgir para o povo como o tão adorado ‘Espanhol’ em busca de seu objetivo.
Uma das maiores críticas ao filme de Scott foi de que ele assassinava a história. Se fosse um filme com a real intenção de contar um fato histórico, poder-se-ia dizer que é verdade, só que o próprio Scottcontraria essa intenção ao dizer, em certo momento dos extras, que ele não quis fazer um documtentário. Se fosse um filme baseado em fatos reais, não teria sido indicado ao Oscar de roteiro original, acredito. A história criada por Franzoni, roteirizada por ele próprio com a ajuda de John Logan (O Último Samurai) e William Nicholson consegue criar excelentes momentos, deixa claro os conflitos dospersonagens, mesmo que tudo pareça estereotipado demais. E o fato de utilizar personagens históricos conhecidos, causou toda essa confusão na cabeça de alguns.
A primeira batalha, os romanos contra os bárbaros, é fantasticamente bem ambientada. Ela tem um defeito grave de edição, que está direcionado a uma regra básica de montagem: o eixo de 180º. Por exemplo: à esquerda da tela, está o exército...
tracking img