GL NDULA TIRE IDE

1313 palavras 6 páginas
GLÂNDULA TIREÓIDE

A Glândula Tireóide tem sua forma de um H e fica localizada na base do pescoço, na frente da traqueia.
A Tireóide produz os seguintes hormônios:
T3 (Triiodotironina) e T4 (Tetraiodotironina ou tiroxina) são hormônios que apresentam iodo em suas fórmulas e que têm como função estimular o metabolismo das células.

Quando a tireóide produz pouco T3 e T4, seja por falta de estímulo do TSH da hipófise ou por falta de iodo, fala-se em hipotireoidismo, cujos sintomas são: bradicardia; mixedema (pele fria, e com edemas e ressecada); obesidade; sonolência; lentidão dos movimentos; raciocínio lento; bócio endêmico.

No caso da criança podemos ter, ainda, o cretinismo (retardo físico, mental e sexual).
Quando a tireóide produz muito T3 e T4, por exemplo, por excesso de estímulo do TSH da hipófise, fala-se em hipertireoidismo, cujos sintomas são: taquicardia; pele quente (por maior metabolismo); emagrecimento (mesmo comendo muito); insônia (pesadelos); agitação; bócio exoftálmico (olhos proeminentes).

Como visto, os sintomas são opostos nos dois casos, porém o bócio (aumento da tireoide) ocorre nos dois casos. O bócio endêmico era comum em áreas do interior, acometendo várias pessoas (endemia) por falta de iodo na alimentação. Para preveni-lo, o iodo faz parte do sal de cozinha. Já, no bócio exoftálmico (hipertireoidismo), a glândula cresce (muito estímulo) e surge também a xenoftalmia.
No hipertireoidismo, o nome bócio exoftálmico é só para diferenciar do bócio do hipotireoidismo - bócio endêmico, por falta de iodo.
Calcitonina: Regula a taxa de cálcio no sangue, inibindo sua remoção dos ossos, o que diminui a taxa plasmática de cálcio.

Na hipofunção de calcitonina pode ocorrer. hipercalcemia (muito cálcio no sangue); osteoporose (poros nos ossos, pouco cálcio).

Na hiperfunção de calcitonina, pode ocorrer: hipocalcemia (pouco cálcio no sangue); hipermineralização óssea (muito cálcio nos ossos).

GLÂNDULA PARATIREÓIDES

São quatro pequenas glândulas com

Relacionados

  • alfonso
    20758 palavras | 84 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas