gjrfhue

839 palavras 4 páginas
Cultura Erudita e Cultura Popular:

Cultura erudita: (erudito = instrução vasta adquirida pela leitura), elite social, econômica, política. Seu conhecimento é proveniente do pensamento científico, dos livros e das pesquisas universitárias.
A cultura popular também pode ser objeto de pesquisa e estudo da cultura universitária.
Cultura Popular: povo, classes excluídas socialmente, classes dominadas. A cultura popular não está ligada ao conhecimento científico. Diz respeito ao conhecimento espontâneo e ao senso-comum.
Arte popular: um tipo de linguagem por meio da qual o homem do povo expressa sua luta pela sobrevivência.
Na arte popular, o artista é o homem do povo, do meio rural ou das periferias das grandes cidades.
Arte popular do século XVIII é diferente da arte popular hoje, como o rap, hip hop. A Cultura popular incorpora sempre novos elementos sociais, no entanto, ela é também conservadora da identidade de uma representação social ou grupo social.
Ex. o carnaval era um festa popular, com os meios de comunicação de massa, ela se tornou em espetáculos para turistas. O artista popular tira sua “inspiração” de acontecimentos locais rotineiros e regionais. Este artista também é afetado pela cultura de massa.
A cultura de massa procura homogeneizar todas essas expressões culturais.
Às vezes a cultura popular é uma forma de resistência em relação à cultura de massa.
Nunca podemos dizer que a cultura erudita possui qualidade e a cultura popular não!!!!! Elas podem ter a mesma sofisticação. No entanto, elas não possuem o mesmo status social.
A cultura erudita é transmitida pelas escolas e outras instituições. A cultura popular, não, como por exemplo a literatura de Cordel não é usada nas instituições escolares como forma de expressão cultural e objeto de desenvolvimento pedagógico. Existem estudos e pesquisa que comprovam a idéia de que a literatura de Cordel poderia ser usada como mecanismo de alfabetização infantil.
Os intelectuais discutem a

Relacionados