Girassol nutricao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Histórico:
O Girassol é uma planta originária das Américas, que foi utilizada como alimento, pelos índios americanos, em mistura com outros vegetais.
Alguns estudo parecem indicar que o México foi o berço da domesticação desta cultura. Estudos recentes mostraram que os girassóis modernos vieram de uma rede genética muito restrita, sugerindo que todos eles são derivados deuma única domesticação.
No século XVI, o girassol foi levado para a Europa e logo, investigadores relatariam vários tipos de girassóis, dividindo-os em dois grupos: girassóis ornamentais e girassóis produtores de alimentos.
Na Europa, foi utilizado, por 200 anos, apenas como planta ornamental. A primeira menção européia do uso como fonte de óleo foi relatada no ano de 1716.
Na América doSul, o girassol foi introduzido na Argentina em meados do século XIX por imigrantes judeus russos. No caso do Brasil, a primeira indicação de cultivo comercial foi por volta de 1902, em São Paulo.

Outros Aspectos:
Atualmente, o cultivo de girassol representa uma grande importância devido sua utilização na produção de óleos comestíveis que se extrai de sua semente, nutrição de animais(silagem) e ornamental. O óleo de girassol vem sendo utilizado na geração de energia através do uso do seu óleo na produção de biocombustíveis.
É um cultivo econômico de fácil manejo, que não requer maquinário especializado, devido seu curto ciclo vegetativo e tolerância a condições de solo e clima pouco favoráveis.

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS

Raiz:
Raiz pivotante com função de alcançarcamadas profundas do solo para a absorção de água e nutrientes. Possui um sistema radicular com alta taxa de crescimento no início do ciclo, com raízes secundárias explorando um grande volume de solo, sendo importante na absorção de alguns nutrientes que tem seu mecanismo de absorção preferencialmente por difusão, como o fósforo e o potássio.
Por ser uma raiz profunda, o girassil é maistolerante ao déficit hídrico do que outras culturas, sendo muito cultivado em condições de safrina, na qual a restrição de água é maior. Principalmente a partir do início do florescimento.

Caule:
Caule herbáceo com crescimento vigoroso atingindo até 3 metros de altura e diâmetro que varia de 1 a 8 centímetros.
Há uma vantagem à planta que possui caule grosso, por ser capaz de sustentar aprodução de capítulos com grande número de aquênios, reduzindo o risco de acamamento.

Folhas:
Folhas cordiformes pecioladas e com grande número de tricomas, podendo alcançar até 0,14 metros quadrados de área foliar. De maneira geral, uma planta de girassol possui de 20 a 40 folhas.
Com o aparecimento do sol, as folhas inclinam-se o mais perpendicularmente possível aos raios solares,movimento este conhecido como heliotropismo, aumentando a taxa fotossintética da planta.
As suas folhas podem inibir o crescimento de plantas daninhas por meio do fenômeno alelopatia.

Capítulo:
A inflorescência de girassol é composta por flores sésseis, condensadas em receptáculo comum discóide e rodeada por um imvólucro de brácteas, formado na parte superior do caule, conhecido comocapítulo.

Flor:
Ocorrem dois tipos de flores no capítulo do girassol. As liguladas são estéreis, geralmente tem cor amarelada e situam-se na parte externa e as tubulares são flores férteis que ocupam todo o centro do capítulo, sendo limitadas pelas flores liguladas.

Fruto:
Produz um pseudofruto seco, proveniente de um ovário ínfero e de um pistilo dicarpelar, conhecido como aquênio.PRODUÇÃO

O cultivo de girassol é muito utilizado no sistema de rotação de culturas, por não fazer uso excessivo do solo como o que acontece em grandes culturas anuais e perenes.
O prazo de maturação dos grãos é de cerca de 115 dias com uma produtividade entre 800 e 2800 kg/ha e um teor de óleo de até 45%, sendo que mais de 90% da produção mundial de sementes de girassol destina-se a...
tracking img