girahh

275 palavras 2 páginas
Algumas descobertas técnico-científicas dos séculos XVII e XVIII

Pêndulo - Um pêndulo é qualquer corpo rígido que gira em torno de um ponto fixo.
Foi o astrónomo, matemático e físico italiano Galileu Galilei o primeiro a observar que o período de oscilação de um pêndulo só depende do comprimento do referido pêndulo e é independente da sua massa. Utilizou a oscilação do pêndulo para medir o tempo. No entanto, a sua proposta de utilização da oscilação de um pêndulo para medição do tempo não foi bem aceite. Só em 1656, o cientista holandês Christian Huygens inventou e construiu o primeiro relógio de pêndulo. (1609)
Vacina contra a varíola - Jenner usou o vírus da varíola bovina, retirado das pústulas de vacas doentes, que inoculava em camponeses ingleses de forma a protegê-los da doença. Utilizou o termo ‘variola vaccinae’, que significa literalmente, varíola das vacas e que mais tarde daria origem à palavra vacina.

Telescópio
Um telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longínquos. Pois, permite ampliar a capacidade de enxergar longe, como seu nome indica, através da coleta da luz dos objetos dilonges (Celestes ou não), da focalização dupla dos raios de luz coletados em uma imagem óptica real e sua ampliação geométrica.
A notícia da construção do tubo com lentes por Lippershey espalhou-se rapidamente e chegou até o astrónomo italiano Galileu Galilei, que, em 1609, apresentou várias versões do aparelho feitas por ele mesmo a partir de experimentações e polimento de vidro. Galileu logo apontou o telescópio para o céu noturno, sendo considerado o primeiro homem a usar o telescópio para investigações astronómicas.

Relacionados