Ginkgo biloba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
II Curso de Aperfeiçoamento em Fitoterapia para Médicos

SOBRAFITO/UNIFESP

Monografia Ginkgo biloba

Renata de Oliveira Ramos

Classificação taxononômica1 Reino Plantae Sub reino Tracheobionta Subdivisão Spermatophyta Divisão/filo Ginkgophyta Classe Ginkgoopsida Ordem Ginkgoales Família Ginkgoaceae Gênero Ginkgo L. Sinônimos30 Pterophyllus salisburiensis Nelson, Salisburia adiantifoliaSmith, Salisburia macrophylla C. Koch. omes Populares30 Eun-haeng, gin-nan, ginkgo, ginkyo, ginan, icho, ityo, pei-wen, temple balm, yin guo, yinhsing. Descrição30,1 Planta monotípica dióica, única representante viva da ordem dos ginkoales. Tem uma casca cinza, chega a 35 m de altura e 3–4 m de diâmetro, folhas decíduas, alternadas, bilobadas, ramificação dicotômica dos vasos, sementes amarelasquando maduras. Origem1 Ginkgo : Do Chinês Ginkyo :“damasco prateado" (gin=prata, kyo=damasco). biloba: dois lobos; bi do Latim "bis“duplo, loba: lobos. Árvore originária da China e Japão, hoje pode ser encontrada em todo o mundo, inclusive no Brasil (exemplares podem ser vistos em Botucatu, Pelotas e Viçosa). Foi descrita pela primeira vez pelo médico alemão, Engelbert Kaelmpterpor volta de 1690.Parte utilizada (droga vegetal)1,2,3,30 Folha.

Constituintes químicos principais1,2,3,30 A folha de Ginkgo biloba contém uma grande variedade de fitoquímicos incluindo alcalóides, lipídios, esteróis, benzenos, carotenóides, fenilpropanóis, carboidratos, flavonóides e terpenóides. Os constituintes principais são os flavonóides e ésteres do ácido cumárico. Biflavonóides não glicosídicos,catequinas e protocanidinas também são encontrados. Os ginkolídeos A,B,C,JeM(lactonas diterpênicas), são constituintes únicos e característicos da Ginkgo biloba. Princípios ativos1,30 Glicosídeos de ginkgoflavonas (24%) e terpenóides (6%), entre estes últimos os bilobalídeos e os ginkgolídeos A, B, C, M e J.

Mecanismos de ação3,30 Diminuição da viscosidade do sangue (o ginkgolídeo B é antagonista doreceptor do fator ativador de plaquetas); relaxamento do endotélio pela inibição do 3,5 GMPc e fosfodiesterase; ação nos receptores colinérgicos, muscarínicos e alfa adrenérgicos; ação direta no hipocampo; inibição de deposição de beta-amilóide; ação neuroprotetora, antioxidante e estabilizadora de membranas.

O extrato Ginkgo biloba Egb 761 produz efeitos neuroprotetores em doençasneurovegetativas de origem multifatorial, através de proteção dos neurônios do hipocampo contra morte celular induzida por beta-amiloide, remoção de radicais livres, aumento da tolerância à hipóxia, aumento da capacidade de vasorregulação,19 modulação de serotonina, atenuação de um eixo hipotálamo-ptuitária-adrenal (HPA) hiperativado, aumento da sensibilidade neuronal à insulina e inibição da formação de “Abeta oligômero”.31

Dados de eficácia pré-clínica Os ginkgolídeos A e B ocasionam proteção de neurônios do hipocampo de ratos contra lesão isquêmica através da inibição do PAF. 30,34, Estudos em animais evidenciaram um aumento do fluxo sangüíneo cerebral ocasionado por constituintes não flavonóides (possivelmente pelo ginkgolídeo B através da inibição do PAF)30,40; diminuição do consumo neuronalde glicose, (ocasionado por todo o extrato e não pela ação isolada do ginkgolídeo B).42,43Sua ação anti-isquêmica também foi demonstrada in vivo, porém não se pôde isolar o ativo responsável, assim como ocorreu com a ação anti edema cerebral.44,45 Ratos tratados com extrato de Ginkgo biloba (100mg/kg por 4 a 8 semanas) demonstraram melhoras na memória e no aprendizado.30 Estudos em coelhosevidenciaram liberação de catecolaminas de reservas teciduais, após administração de extrato de Ginkgo biloba, o que pode explicar os efeitos terapêuticos em insuficiência vascular cerebral e periférica.30,32,33 Estudos in vitro demonstraram a ação de remoção de radicais livres promovidas por componentes flavonóides e terpenóides das folhas de ginkgo biloba.30,36,37 “O extrato de Ginkgo biloba aumenta...
tracking img