Ginecomastia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFASC – FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA
CURSO SUPERIOR EM RADIOLOGIA
















GINECOMASTIA













ITUMBIARA GO-2012






ANGELITA ELIAS DE OLIVEIRA MOURA
DAIANE CAROLINE
GEISSE KELLY VIEIRA
NAIANE SILVA
NATHALIA OLIVEIRA MELO
RENATA GONÇALVES BORGES






GINECOMASTIAITUMBIARA-GO 2012

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO
Ginecomastia é o desenvolvimento anormal da glândula mamária masculina Por definição alguns autores consideram o diagnóstico de ginecomastia em homens que apresentam um disco glandular maior que 0,5 cm. No entanto, a maioria dos autores consideram o diagnostico, quando este disco foi maior que 2 cm.
Ginecomastia pode aparecer em qualquer idade e é umdiagnóstico relativamente comum.

ANATOMIA DAS MAMAS

A mama feminina é um orgão cuja função é a lactção. A mama masculina é uma estrutura rudimentar que já não possui qualquer finalidade funcional.

A configuração básica da mama masculina difere da mama feminina pela quantidade e qualidade do tecido glandular. Normalmente, na anatomia do tecido glandular mamário masculino, encontramos pequenasquantidades de tecido glandular, localizados debaixo da região do mamilo (bico) e da aréola (parte arrendonda ou ovalada escura e central da mama), regiões estas chamadas de Complexo Aréolo Mamilar (CAM) ou também de Complexo Aréolo Papilar (CAP).

Na Ginecomastia é justamente este tecido glandular mamário que encontra-se aumentado (Disco Glandular).

Cerca de 25% dos pacientes com ginecomastianão têm causa identificável para a patologia, onde chamamos de idiopática.

Existem três grupos de Ginecomastia:
* Ginecomastia Fisiológica
* Ginecomastia Patológica
* Ginecomastia Medicamentosa ou por Drogas

Ginecomastia Fisiológica:
Este tipo de Ginecomastia pode aparecer em três períodos da vida: Recém Nascido, Adolescência e no Período Senil.
* Ginecomastia Neonatal: écausada pelos os altos níveis de hormônios estradiol e progesterona, transferidos pela mãe para o recém nascido, através da placenta. Geralmente acomete as mamas bilateralmente, podendo ocorrer em  até  mais  de  90 % dos recém nascidos. Não há necessidade de nenhum tipo de tratamento específico, sendo um caso autolimitado, que irá regredir em até o sexto mês de vida a criança.

* GinecomastiaPuberal: cerca de 25% de todas as ginecomastias são Puberal. É causada pela diminuição da relação hormonal andrógenos/estrógenos na puberdade. Geralmente acomete as mamas bilateralmente, tendo a maior ocorrência por volta dos 14 anos de vida. Existe um tipo de Ginecomastia Puberal, chamada de Macroginecomastia, onde há um tecido mamário maior que 5 cm de diâmetro, sendo que dificilmenteencontramos uma regressão espontânea da ginecomastia. Lembrando que ginecomastias que ultrapassam o período de 2 anos de evolução, dificilmente regrediram espontaneamente, necessitando de tratamento cirúrgico para eventuais correções.

* Ginecomastia Senil: a sua causa não esta completamente elucidada, mas acredita-se que com a redução dos níveis sanguíneos de testosterona, que acontece naturalmentecom a idade, o aumento da degradação da testosterona para estrógeno no tecido gorduroso periférico, associado a um aumento dos níveis sanguíneos da proteina que se liga  a testosterona, inativando-a, levam a uma redução da relação testosterona/estradiol,  ocasionado a ginecomastia. Cerca de 40 % dos homens saudáveis terão ginecomastia senil. Seu tratamento requer tratamento, na maioria das vezescirúrgico, além de um acompanhamento endocrinológico, para eventuais reposições hormonais.
  
  
 
Ginecomastia Patológica:
Existem muitas causas de ginecomastia patológica, geralmente ela é um sinal clínico comum de algumas doenças. Por isso, a necessidade de uma correta avaliação clínica e laboratorial, para descartar ou descobrir qual enfermidade esta levando o desenvolvimento da...
tracking img