Ginastica

Páginas: 4 (832 palavras) Publicado: 16 de abril de 2013
Ginastica
* Conceito
Segundo Pérez Gallardo 2002, “Ginástica é qualquer ação repetitiva com o objetivo de melhorar a aptidão física e\ou a execução de uma habilidade”. Desta forma, todaginástica é uma atividade física, mas nem toda atividade física é ginástica. Por exemplo:
1ª) Tomar banho 2ª) Malhar na academia
As duas são atividades físicas porque ambas são atividadescorporais que há gasto de energia, porém só malhar na academia é ginástica. Para que a atividade seja considerada ginástica, ela precisa ser uma atividade repetitiva e que tenha o objetivo de melhorar aaptidão física e\ou a execução de uma habilidade. E só malhar na academia é ginástica porque é uma atividade física repetitiva e que tem o objetivo de melhorar a aptidão física e\ou a execução de umahabilidade. Já tomar banho é uma atividade física e de certa forma repetitiva, mas não tem o objetivo de melhorar a aptidão física e\ou a execução de uma habilidade, por isso não é ginástica.
*Curiosidade
O termo “ginástica” tem origem na Grécia antiga e significava “a Arte de exercitar o corpo nu”. Inspirada no ideal grego de harmonia entre corpo e espírito, ou visualizada como a arte dasexibições corporais humanas, oriunda do circo, de feiras, de festas.
* História
A história da ginástica confunde-se com a história do homem. A ginástica “vem da Pré-história, afirma-sena Antiguidade, estaciona-se na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se nos primórdios da Idade Contemporânea”
* Pré-história
No homem pré-histórico a atividade físicatinha papel relevante para sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se. Desenvolver seu corpo através do exercício físico era uma questão de sobrevivência .* Antiguidade
Na Antiguidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos aparecem nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo, na arte de atirar com o arco, como exercício...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica
  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • ginastica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!