Ginastica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um dos esportes que atrai a atenção do público em Jogos Pan-Americanos é a ginástica artística. É uma modalidade praticada desde a antiguidade e que ganhou uma forma mais moderna pelas mãos dos alemães, os quais formularam regras e aparelhos e abriu o primeiro campo de ginástica de Berlim no ano de 1811.
Na ginástica artística a competição pode ser tanto individual como também por equipes, sendopraticada tanto por homens, os quais disputam seis provas que são: cavalo, salto, argolas, barra fixa, paralelas e solo e as mulheres disputam quatro provas que é trave, paralelas, solo e salto.
O objetivo de tudo isso é conseguir a melhor nota na avaliação dos juízes, os quais avaliam principalmente o grau de dificuldade dos movimentos e também a sua execução, a qual deve estar sempre correta ecom uma boa finalização. Para a obtenção de pontos extras é indicado que o ginasta acrescente outros elementos além dos obrigatórios para todos os aparelhos.
Outra modalidade de ginástica é a rítmica que é consagrada por sua inegável beleza e graça plástica e a modalidade é exclusivamente feminina e possui provas individuais e conjuntas, as quais usam cinco aparelhos que é a fita, maçã, bola, arcoe corda.
Essa modalidade começou a ser praticada no século XIX com coreografias básicas e era conhecida como ginástica em grupo. Mas, na medida em que a complexidade das coreografias foi aumentando no final da Primeira Guerra Mundial, o interesse e também o encanto das pessoas por esta modalidade cresceram e em 1962 a modalidade foi reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica.
A últimamodalidade é a ginástica de trampolim, a qual tem sua origem na Idade Média, nas performances dos trapezistas de circo e nos acrobatas, os quais realizavam saltos a partir do impulso da rede de segurança.
Com o passar do tempo às regras foram formatadas por um professor de educação física americano e a partir de 2000 se tornou uma modalidade olímpica.
Em cima de uma tela de nylon o atleta salta atéatingir cerca de 6 metros de altura e executa cerca de 20 elementos técnicos. Eles são julgados por oito juízes, sendo que um é denominado juiz central e os outros cinco avaliam a execução e dois observam o grau de dificuldade na execução dos movimentos.
A ginástica de trampolim pode ser praticada tanto pelo homem como também pela mulher e há também o trampolim sincronizado em que os atletas seapresentam em trampolins diferentes, mas executam os mesmos movimentos ao mesmo tempo

REGRAS ARTISTICAS
pontuação
o juiz deve atribuir uma nota final entre 0 e 10. para determinar a pontuação, utiliza-se uma base de 9
pontos para as mulheres e de 8,6 para os homens aos quais serão deduzidos os pontos correspondentes às faltas cometidas e aos exercícios obrigatórios não utados.

serãoacrescentados os pontos correspondentes aos bônus que podem ser no total 1 para as mulheres e 1,4 para os homens.

a exigência das provas está dividida em 5 níveis, sendo a o mais simples até e o mais exigente.

ordem dos aparelhos
nas competições internacionais, a ordem da ução das provas é fixada pela federação internacional de ginástica.

nas provas femininas ela deve ser: salto sobre o cavalo,paralelas assimétricas, trave e solo.

para as provas masculinas a ordem deverá ser: solo, cavalo com alças, argolas, salto sobre o cavalo, paralelas e barra fixa.

faltas
existem diversos erros que podem ser cometidos ao longo da realização de um exercício e que darão origem a deduções na pontuação final. alguns exemplos são:
- no final da ução na chegada ao solo o ginasta dá um passo à frente para seequilibrar;
- qualquer desequilíbrio resultante de uma má colocação das mãos no aparelho;
- tocar nos aparelhos com qualquer parte do corpo durante a ução de um elemento ou de uma saída, exceto quando isso é necessário - muitas vezes estes erros devem-se a faltas de balanço ou cálculos das distâncias errados;
- falta de altura na ução de um elemento;
- queda de um aparelho durante a ução de um...
tracking img