Ginastica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 184 (45886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ELIANA DE TOLEDO

PROPOSTA DE CONTEÚDOS PARA A GINÁSTICA ESCOLAR: UM PARARELO COM A TEORIA DE COLL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA CAMPINAS 1999

ii

iii

Este exemplar corresponde a avaliação final da Dissertação de Mestrado em Educação Fisica (Area Educação Motora) defendida por Eliana de Toledo e aprovada pela Comissão Julgadora em 09 de dezembro de1999.

Presidente e Orientadora

___________________________________________ Profa. Dra. Vilma Leni Nista Piccolo

iv

AGRADECIMENTOS

v

Cada parte deste texto tem a experiência, o estudo, a fala das pessoas que fazem, ou que em algum momento fizeram parte da minha vida. E é a todas elas que gostaria de agradecer, mas destacarei algumas pessoas que foram fundamentais para estaconquista. Meus pais... o que escrever... apenas dizer que eles são tudo para mim, motiva da minha existência, companheiros das minhas quedas e conquistas, constante fonte de inspiração, apoio, compreensão e amor. À minha orientadora... dizer que com ela muito aprendi... aprendi com sua postura profissional, com seu empenho, sua dedicação, sua compreensão e principalmente com seu conhecimento ecarinho, que sempre me ergueram nos momentos mais difícieis. Aos meus familiares, em especial minha irmã e meu cunhado, sempre dispostos e zelosos pelo meu conforto, pela minha alegria e pelo meu sucesso. Ao Jorginho, pelas gargalhadas, pelo apoio (mesmo que à distância), pelo carinho “persistente”, e pela compreensão das minhas ausências e da importância desta fase da miha vida. Aos professores Beth,Jorge e Carminha pelos ensinamentos na minha fase acadêmica, através de: aulas, conversas, orientação de monografias, cursos, organização de eventos, e em especial dos treinos, viagens e demonstrações do Grupo Ginástico Unicamp. À minha “co-orientadora” e amiga Marília, que com seu conhecimento e amizade, enriqueceu meu trabalho e minha vida. À “ex-técnica”, companheira de trabalho e amiga Adriana,que até hoje me inspira e ensina sobre a Ginástica, a Educação e o prazer de ensinar. Aos meus amigos fiéis que estão sempre ao meu lado e compartilhando momentos felizes como este: Catarina, Joaquim, Ana, Débora e Cristiane. Aos colaboradores para a finalização deste trabalho: Vivien, Sheila, Nana, Beth e Bia. À todos os professores, em especial os de Educação Física e Ginástica, que tive desde ainfância até a fase adulta, que me ensinaram além dos conteúdos, escolares e acadêmicos, a arte de ensinar, o amor pela Educação. E finalmente aos meus alunos, que com suas observações e gestos de carinho, me ensinam e preenchem meu dia-a-dia de alegria e satisfação por ter escolhido esta profissão.

Ao folhar estas páginas vejo rostos, sorrisos, olhares Pais, professores, amigos e alunos Todosque muito me ensinaram... Vejo aulas acontecendo nos pátios, salas e ginásios Crianças brincando de aprender Ginástica Vejo a conquista do saber Vejo a alegria de poder fantasiar De fazer e ser diferente a cada momento Porque o corpo simplesmente permite... Permite a sensação que a imaginação almeja e a liberdade que a alma deseja.

vi

vii

RESUMO

A finalidade deste trabalho é tentaroferecer subsídios para o ensino da Ginástica na escola, através do estudo de novas tendências na área educacional, como é o caso dos “Conteúdos na Reforma”, de César Coll et alli (1998). O foco principal do trabalho é traçar um paralelo com os contéudos factais, conceituais, procedimentais e atitudinais, propostos por este autor, na área da Ginástica escolar. Redimensionando e reestruturando osconteúdos da Ginástica escolar, pretendemos poder facilitar sua compreensão e sua prática. As questões relacionadas aos objetivos e à metodologia estão, sempre, interligados aos conteúdos, portanto estas também serão brevemente levantadas. Para alcançar este objetivo, iniciamos o texto com o levantamento dos objetivos, conteúdos e métodos que envolvem o ambiente escolar e o ensino. Em seguida,...
tracking img