ginastica ritmica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
A ginástica rítmica (GR) é uma modalidade esportiva relativamente nova, surgindo a partir da ginástica artística.
Com uma sútil evolução a GR foi introduzida no cenário internacional ainda na década de 60, em seguida, já na década de 80 aparece como uma modalidade esportiva olímpica.
O Brasil, ainda na década de 70, aparece em competições internacionais. Neste mesmo período surgea Confederação Brasileira de Ginástica, o que ocasionou um crescimento ao esporte em nosso País, todavia ainda há dificuldades e problemas a superar.
Dentro dessa realidade, este evento esportivo foi ganhando força, cada vez mais admiradores, e popularizou. Nos dias atuais é uma das modalidades mais aguardadas em jogos olímpicos.










História da ginástica rítmica:

Antes deadentrarmos no assunto, faz-se necessário um breve histórico da ginástica artística, pois foi a partir desta modalidade que surgiu a ginastica rítmica. A origem da ginástica artística remete ao Egito Antigo, onde a presença de artistas circenses e suas acrobacias ajudaram a criar esta modalidade.
A herança perdurou até a chegada da Grécia Antiga. O principal centro de convivência nas cidades era oginásio, onde os homens se reuniam não só pelo esporte, mas também para discutir arte, música e filosofia. Os gregos acreditavam que o equilíbrio entre o corpo e a mente só podia ser alcançado pela prática intelectual e pela atividade física.
A Ginástica Rítmica (GR) começou a ser praticada somente no final da Primeira Guerra Mundial, sem regras especificas e sem reconhecimento oficial. Algumasescolas inovaram com os exercícios tradicionais da Ginástica Artística, misturando-os com música. Em 1946, na Rússia, surge o termo “rítmico”, devido à utilização da música e da dança durante a execução de movimentos. A ginástica rítmica , assim como o softbol, é umas das poucas modalidades olímpicas em que a disputa é restrita às mulheres.
A primeira competição internacional que se tem notíciafoi em 1961, com alguns Países do leste Europeu, quando organizaram o primeiro campeonato internacional da modalidade. No ano seguinte, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a GR como um esporte.
A partir de 1963 realizaram os primeiros campeonatos mundiais promovidos pela FIG. A maior parte dos aparelhos utilizados atualmente foram, introduzidos nesta competição, com a exceção dafita e das maças.
Apenas em 1984, a GR foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e introduzida nos Jogos Olímpicos daquele ano. Fato curioso, que as melhores ginastas do mundo, provenientes dos países do Leste Europeu, não participaram da competição, devido problemas ocasionados pela ex-União Soviética.

Jogos Olímpicos:

Devidos aos problemas existentes entre a ex-União Soviéticacom o leste Europeu, supracitados, a primeira medalha de ouro olímpica em Los Angeles (1984) ficou com a canadense Lori Fung, depois dessa olimpíada o esporte conquistou o publico e se popularizou.
. Em Seul-1988: Marina Bobatch, da extinta União soviética (URSS), ficou com a medalha de ouro, a búlgara Adriana Dunavska com a prata e o bronze ficou com Alexandra Timoshenko também da URSS.Barcelona-1992: Nesta olimpíada Aleksandra Timoshenko, competindo pela Comunidade dos Estados Independentes (Equipe unificada), veio com força total e foi a grande vencedora, Carolina Pascual (Espanha) em seguida com a prata e o terceiro lugar ficou com Oxana Skaldina, também da equipe unificada.
Atlanta-1996: a Federação Internacional de Ginástica (FIG) introduziu a competição de conjuntos nos JogosOlímpicos. A Espanha conquistou a primeira medalha de ouro olímpica dessa categoria, e as medalhas individuais com as seguintes atletas: A ucraniana Ekaterina Serebrianskaya, prata com a russa Yanina Batyrchina e o bronze com a ucraniana Elena Vitrichenko.
Sydney-2000: O grupo da Rússia confirmou seu favoritismo enquanto a Espanha nem se classificou para a final. Individual temos: Vencedora Yulia...
tracking img