Ginastica ritmca resumo

1141 palavras 5 páginas
Inclusão de movimentos básicos da ginástica rítmica nas aulas de Educação Física escolar

Introdução
A Ginástica Rítmica (GR) vem sendo valorizada significativamente no Brasil, pois utiliza a arte do movimento, do ritmo, da música, da criatividade e a capacidade física do praticante.
A GR tornou-se uma modalidade olímpica a partir das Olimpíadas de Los Angeles em 1984 com a competição individual. A competição de conjunto, foi introduzida nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, um sucesso de público em toda Olimpíada ou Mundial. O órgão máximo que regulamenta a GR é a Federação Internacional de Ginástica.
A competição de GR é exclusivamente feminina, porém, na década de 70 inicou-se a prática masculina no Japão.
GR consiste na execução de movimentos corporais com vários níveis de dificuldade, realizados com manejo de um aparelho(fita, bola, arco, corda e massa) sincronizado com a música.
A prática da GR desenvolve a coordenação motora, a percepção corporal, e contribui para o esquema corporal. Por isso, é incluída na grade curricular da Educação Física escolar.
Além de ser um diferencial nas aulas, pode ser utilizada pelo professor para proporcionar às crianças, além das atividades de uma aula de educação física normal, o aprimoramento na capacitação do professor e na qualidade motora da criança.
1.1. Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é analisar a aprendizagem de exercícios básicos da GR, durante as aulas de educação física para crianças na faixa de oito anos de idade que tiveram contato com a modalidade depois desta pesquisa.
1.2. Importância do problema
Segundo a literatura, a aprendizagem de movimentos básicos, de uma modalidade como a GR podem contribuir para o desenvolvimento motor de crianças .Embora a prática da GR seja importante, nem todas as escolas oferecem a modalidade, com isso as crianças só passam a conhecer a modalidade ,só pela tv. Por isso, essa pesquisa procurou verificar a possibilidade de proporcionar às crianças que nunca

Relacionados