Ginastica no ensino medio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A GINÁSTICA NO ENSINO MÉDIO: Benefícios propostos aos praticantes
A origem da palavra ginástica vem do grego:gymnastiké “Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhesagilidade” e gímnós – “nu, despido”. (FERREIRA, 1986). Segundo LANGLADE o ano de 1800 é considerado uma data muito indicada para assinalar o nascimento da ginástica,e posteriormente o aparecimento dassuas primeiras sistematizações, o que pode ser notado na sociedade grega, para os gregos, ginástica significava “exercícios físicos em geral” e estes compreendiam corridas, lançamentos, saltos, lutas,etc.; em resumo, todos os exercícios denominados na atualidade atletismo ou esportes. (LANGLADE E LANGLADE, 1986). A ginástica evoluiu muito, mas não havendo alcançado ainda hoje formas definitivas.No decorrer do tempo aquela ginástica primitiva dos homens da caverna da qual eles se utilizavam para sobreviver ou aquela preparatória para a guerra, foram dando espaço a novas modalidades tambémclassificadas como ginástica rítmica, ginástica circense e a mais conhecida a ginástica olímpica que envolve varias modalidades.
Hoje no século XXI diversas modalidadesde ginástica romperam barreirasenormes, e se expandirão no mundo todo, sendo utilizado até mesmo em ambiente escolar como pratica pedagógica e sendo uma matéria obrigatória na graduação do curso de Educação Física.
Vivemos emmeio a tantas transformações, proporcionado pelo desenvolvimento tecnológico que nos rodeia “Globalização”, um período que proporcionou inúmeros benefícios, e conforto ao homem. Com esse avançotecnológico surgiu vários aparelhos modernos, visando beneficiar o homem, aparelhos como TV, celulares,game, aparelho de som, e um dos que mais tem atraído a atenção do homem, o computador “internet”.Percebe-se que a juventude está cada vez mais envolvida com esses acessórios tecnológicos, dedicando uma demanda maior de seu tempo diário para atividades com este fim, não se preocupando em realizar...
tracking img