Ginastica natural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM/ O QUE É GN

Álvaro Romano nasceu em 1956 num subúrbio do Rio de Janeiro fazendo todo tipo de atividade natural como subir em árvore, pular muro, soltar pipa, jogar bola na rua, brincar de "pique-bandeira" e outras brincadeiras que fizeram parte da infância de muitas gerações. Como professor, passou a olhar estas atividades por outro ângulo. e constatando o quanto estas brincadeirascontribuíram para sua formação corporal. Algo além, de competição tradicional, como natação ou futebol, pois não teve oportunidade de fazer um treinamento específico, como, atualmente, é comum no desporto de alto nível. Na sua família introduziu a pratica esportiva , para todos , , para seu filho Raphael também Professor e sua filha Renata , pois ninguém praticava atividade física ,e não eram umafamília tradicional em esportes , sendo difícil para ele começar esta tradição. Treinamento específico para competições só veio acontecer a partir dos 19 anos

.. Em 1969, ,mudou-se para Copacabana, bem pertinho do Arpoador o berço do surf no Rio de Janeiro na época. Foi aí que o surf passou a ser sua atividade principal e teve oportunidade de surfar no Píer de Ipanema Foram duas viagens ao Peru. Naprimeira, em 1973, e, na segunda, em 1975, quando conheceu Rolls Gracie.

Durante esta temporada, dividiu a mesma casa com Rolls que mostrou para Romano os segredos da alimentação que seu pai, Carlos Gracie, criou. Em seguida, Rolls o convidou para, quando retornasse ao Brasil, fosse treinar jiu-jítsu em sua academia

Em 1976 Romano começou a treinar jiu-jitsu na academia de Rolls Gracie emCopacabana, e em 1977 ingressou no curso de Educação Física.

“Rolls teve grande importância na minha vida pessoal e profissional , pois a disciplina no treinamento , seu caráter , sua coragem ,espírito vencedor de querer sempre ir além , era impressionante, e contagiava a todos que conviviam com ele. Foi um estímulo na minha formação como atleta de competição e para a minha vida pessoal , suapostura de mestre , líder e seu carisma eram um exemplo para todos nós , estava muito anos a frente , em todos os sentidos , na técnica da arte que praticava e espiritualmente , foi e ainda é para mim e muitos um ídolo e seu desaparecimento prematuro , foi uma perda irreparável para as artes marciais e para nós que convivíamos com ele diariamente. “

ALVARO ROMANO

Em 1982 , começou apraticar Hatha Yoga e praticar Triathon , esporte que combina natação , bicicleta e corrida que estava começando a chegar no Brasil.

Muitas pessoas me perguntam sobre o surgimento da Ginástica Natural, como nasceu a ideia. Romano enfatiza que, sua infância e adolescência, a atividade física e o tipo de vida que levava continuou, em sua vida profissional

. No começo Romano aprimorou umtreinamento que fazia sozinho para, depois, aplicar nas aulas. Para segurança dos praticantes, fez um estudo aprofundado dos movimentos. Sua primeira experiência aplicando exercícios da Ginástica Natural foi com os atletas com quem treinava. .

Por ser praticante de artes marciais - principalmente jiu-jítsu - e ter como objetivo no início de desenvolver um trabalho para preparação física ,Álvaro Romanoadaptou , transformou e introduziu várias técnicas, resultado da sua vivência prática e análise dos treinamentos.

“’ Procurei sempre não copiar ninguém, nem modelo existente, mas sim, de acordo com minhas características, desenvolver meu trabalho, seguindo minha intuição ‘ ALVARO ROMANO

-Com uma prática diária de aproximadamente 4 horas criou uma base , para começar a entender edesenvolver os movimentos. Com um treinamento intenso ,aprimorou várias qualidades físicas , fez várias experiências com seu corpo , sentiu cada movimento , foi superando cada dificuldade , até sentir a importância de controlar a respiração com os movimentos .

A Ginástica Natural vem evoluindo ao longo dos anos e a metodologia das aulas mudou muito em todos estes anos

A divulgação da Ginástica...
tracking img