Ginastica laboral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico da Ginástica Laboral
A Ginástica Laboral não é uma atividade física recente. Há relatos deste tipo de atividade desde 1925, na Polônia, onde é chamada de Ginástica de Pausa e destinada aoperários. Neste mesmo período, pesquisas foram realizadas na Bulgária, Alemanha Oriental e Holanda. Na Rússia, 150 mil empresas, envolvendo cinco milhões de funcionários, praticavam e ainda praticama Ginástica de Pausa, adaptada a cada cargo.
A Ginástica Laboral chegou no Brasil por meio de executivos nipônicos em 1969, nos estaleiros Ishiksvajima, onde ainda hoje, diretores e operáriosdedicam-se aos exercícios, visando primordialmente à prevenção de acidentes de Trabalho.
Em 1973 houve uma experiência pioneira no país, com base na proposta de elaboração de exercícios, baseada emanálise biomecânica, para relaxar os músculos agônicos pela contração dos antagônicos, em face da exigência funcional unilateral (CRUZ, 2010).
A respeito de todos os modismos e da influência dasdiferentes ideologias e culturas de todas as épocas, uma verdade permanece: o movimento, o exercício físico, é fundamental para o equilíbrio, prevenção e manutenção da saúde humana (Vianna, 2009).

O que éa Ginástica Laboral?

A Ginástica Laboral é a aplicação de exercícios físicos no local de trabalho, atua de forma preventiva e terapêutica no caso de LER além de atuar no ambto psico-social dotrabalhador, é realizado sob orientação de um profissional capacitado, enfatiza o alongamento e o relaxamento das estruturas musculares desprendendo o profissional por um curto periodo da sua rotina detrabalho, visando beneficios e melhorias na jornada de trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos provenientes da jornada de trabalho, bem como impactos pscilógicos causados devidoa ocupação de um individuo. É um tipo de repouso ativo, uma pausa compensatória de uma longa londa jornada de trabalho (CRUZ, 2010).

Benefícios da Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral são...
tracking img