Ginastica laboral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAVAÍ




EDUARDO DE SOUZA PADOVINI











GINÁSTICA LABORAL: UM ESTUDO COM FUNCIONÁRIAS DE UMA
METALÚRGICA NO MUNICÍPIO DE LOANDA - PR













Paranavaí
2012
EDUARDO DE SOUZA PADOVINI











GINÁSTICA LABORAL: UM ESTUDO COM FUNCIONÁRIAS DE UMA
METALÚRGICA NO MUNICÍPIO DE LOANDA -PR






Trabalho apresentado ao curso de Personal Trainer pela Pós-Graduação da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí – FAFIPA, como requisito a obtenção do título de especialista em Personal Trainer, sob orientação do Professor Doutor Carlos Alexandre Molena Fernandes.








Paranavaí
2012
DEDICATÓRIADedico este trabalho primeiramente à Deus, e a todas as pessoas que contribuíram de forma direta ou indireta para que pudesse concluir mais esta etapa da minha vida.


















AGRADECIMENTOS



Primeiramente gostaria de agradecer a Deus por ter me proporcionadoinspiração, força e condições para realização deste trabalho.

Aos meus pais e avós, Florisvaldo Padovini e Izabel de Souza Padovini, Dirce Brundani de Souza e Adonias de Souza, Idalina Padovini, que sempre me apoiou e incentivou durante esta jornada.

A minha namorada Amanda dos Santos Ferreira, que nos momentos mais difícies esteve ao meu lado, para que pudesse continuar sempre firme nessa novaetapa da minha vida.

Ao meu orientador, Prof. Dr. Carlos Alexandre Molena Fernandes, pela atenção a mim proporcionada e a dedicação a este trabalho. Suas orientações foram fundamentais para concretização do mesmo.

Ao proprietário e aos funcionários da metalúrgica de Loanda, que aceitaram desde o primeiro instante a realização deste estudo.

A todos que de uma forma ou de outra quecolaboraram para o desenvolvimento e realização deste projeto.

GINÁSTICA LABORAL: UM ESTUDO COM FUNCIONÁRIAS DE UMA
METALÚRGICA NO MUNICÍPIO DE LOANDA - PR

Eduardo de Souza Padovini*
Carlos Alexandre Molena Fernandes**
FAFIPA, Paranavaí, Paraná, Brasil.

__________________________________________________________________

RESUMO

A Ginástica Laboral contribui para o aumento do bem estar decada trabalhador. É uma atividade física praticada no local de trabalho de forma voluntária e coletiva pelos funcionários na hora do expediente. Assim este trabalho tem como objetivo identificar os problemas da ausência da ginástica laboral e os benefícios que ela pode trazer aos indivíduos, analisar o número de trabalhadores com afastamento por acidente de trabalho ou lesão, verificar as regiõescorporais com maior incidência de dor referente à jornada de trabalho. Como forma de avaliação foi utilizado um questionário contendo questões abertas e fechadas, optando-se na amostra por 20 funcionárias que trabalham no setor de montagem da empresa metalúrgica. A análise dos dados foram através de freqüência simples e categorização de respostas. De acordo com a verificação dos questionários,conclui-se que nenhum dos funcionários teve afastamento por acidente de trabalho ou lesão, sendo que os locais com maior desconforto postural foram cabeça, coluna superior e inferior e ombro direito. Sendo assim, um programa de ginástica laboral pode contribuir de forma significativa tanto para a empresa quanto para o funcionário.

Palavras-chave: Ginástica Laboral. Empresa Metalúrgica. Desconfortopostural























* Pós-Graduando do curso de Personal Trainer da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA).** Professor Doutor do curso de Educação Física da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA).
LABOR GYMNASTICS: A STUDY WITH EMPLOYEES OF A STEEL MILL IN THE CITY OF LOANDA – PR.

Eduardo...
tracking img