Ginastica de solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História
Regras

Exercícios

1º Fase da evolução da Ginástica
Na antiguidade, a ginástica era constituída por movimentos livres e acrobáticos no solo, ligados às danças sagradas. Uma atividade que era realizada por saltimbancos na antiga Roma, Grécia e Egipto. As pirâmides humanas, os saltos mortais (por cima de touros e de cavalos de madeira), deram lugar ao aparecimento dos primeirostrampolins e cavalos de madeira.

2º Fase da evolução da Ginástica
Surgiu desde o séc. XIV até ao séc. XVI, em pleno Renascimento. Neste período era grande a importância do desenvolvimento equilibrado da mente e do corpo, considerando-se que a Ginástica era um dos meios mais eficazes para o fortalecimento dos músculos e das articulações. Utilizavam-se no desenvolvimento das atividades deginástica, aparelhos como, o cavalo de madeira, a mesa, a barra, e o trampolim de madeira.

3º Fase da evolução da Ginástica
Por volta do séc. XIX, surgiram três tendências fundamentais:
 O sistema Alemão, onde dominavam os movimentos completos, de preferência sobre os aparelhos. Constituiu-se a partir daqui a Ginástica Artística competitiva.

 O sistema Francês, com origem no desenvolvimentodas atividades militares, deu origem à Ginástica Militar.

 O sistema Sueco, interessou-se pelo desenvolvimento integral das qualidades motoras. A base da Educação Física escolar da Suécia e de muitos outros países.

Código de Pontuação
Os exercícios são pontuados de acordo com o código de pontuação.

Arbitragem
É da responsabilidade de um júri constituído por 4 Juízes: - 1 Juiz Árbitro- 1 Juiz Cronometrista - 2 juízes de Linha

Pontuação
Todos os exercícios são classificados de 0 a 10 pontos. O exercício é executado e à partida valerá 10 pontos, por cada erro que o ginasta cometa os juízes podem retirar décimas à classificação inicial.

Rolamento à frente

Posição inicial: pés juntos, joelhos fletidos e unidos, tronco ligeiramente inclinado à frente, ventre encolhido,queixo junto ao peito, braços estendidos e no prolongamento do tronco.

Execução técnica: através de um impulso das pernas e sem baixar os braços, apoia as mãos no solo à largura dos ombros e com os dedos orientados para a frente. Os pés abandonam o solo após uma ligeira impulsão ao mesmo tempo que se eleva a bacia. Assim que as mãos tocam no solo, o atleta flete os cotovelos sem os afastar,apoia a nuca no solo e através de repulsão dos membros superiores “rola”, mantendo a cabeça em flexão e o corpo engrupado. Projetar os ombros e os braços estendidos para a frente de forma a voltar à posição inicial.

Erros a evitar
o

Colocação da testa no solo no início do rolamento; Colocação das mãos muito perto dos pés;

o

o

Não impulsionar os membros inferiores;
Elevaçãoinsuficiente da bacia;

o

o

Colocar os pés muito longe das nádegas no final do rolamento;
Elevar-se com a ajuda das mãos; Extensão da nuca; Afastar os cotovelos.

o

o

o

Posição inicial: pés juntos, joelhos flectidos e unidos, tronco ligeiramente inclinado atrás, ventre encolhido, queixo junto ao peito, braços junto ao corpo com as palmas das mãos viradas para cima e as costas das mãosapoiadas perto dos ombros. Execução técnica: através de um ligeiro desequilíbrio, apoia a parte posterior das costas até chegar à nuca. Os pés abandonam o solo após a uma ligeira impulsão ao mesmo tempo que se eleva a bacia. Assim que as mãos tocam no solo, o atleta flecte os cotovelos sem os afastar, apoia a nuca no solo e através de repulsão dos membros superiores “rola”, mantendo a cabeça emflexão e o corpo engrupado. Projectar os ombros e os braços estendidos para a frente de forma a voltar à posição inicial.

o o

Colocação das mãos muito perto dos pés; Não impulsionar os membros inferiores;

o
o

Não repelir com os membros superiores;
Elevação insuficiente da bacia;

o

Colocar os pés muito longe das nádegas no final do rolamento;
Elevar-se com a ajuda das mãos;...
tracking img