Ginastica de aparelhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SALTOS BÁSICOS

1. Introdução
2. Salto frontal grupado sobre o plinto ("Höcke")
3. Salto afastado sobre o plinto ("Grätsche")

"O salto é o exercício de coordenação dinâmica por excelência. Implica o controle global dos deslocamentos no tempo e no espaço. Exige uma coordenação particular ligada ao equilíbrio e ao controle postural: a impulsão. É a partir dos quatro anos que estassituações-problemas poderão ser propostas". (Le Boulch1).

1. Introdução
Quando se pretende aprender um salto sobre o cavalo, é importante que já se tenha feito atividades para a adaptação ao trampolim, que na maioria das vezes é substituído por um equipamento auxiliar chamado mini-tramp (ou mini-trampolim), que é uma mini-cama elástica. Neste caso, estar adaptado ao mini-tramp também será defundamental importância. Esta adaptação se faz com saltos livres e orientados sobre um colchão de aterrissagem, ainda sem o uso do cavalo ou plinto como obstáculo.

Vencida a etapa de adaptação, o que normalmente se aprende são saltos preliminares, que ainda não têm valor no Código de Pontuação por serem extremamente fáceis, mas que irão ajudar na aprendizagem de saltos mais complexos que virão naseqüência. Veremos algumas idéias de trabalho dos saltos preliminares com o mínimo de material possível, possibilitando facilmente que seja desenvolvido um trabalho do tipo em escolas e outros locais não especializados em ginástica artística.

Vamos então ao primeiro salto:


2. Salto frontal grupado sobre plinto (salto “Höcke”)
Objetivos: Desenvolver a coordenação específica para osalto, e as habilidades necessárias para realizá-lo com ou sem o auxílio do trampolim
Material: Área gramada ou colchões para ginástica de solo, trampolim oficial de ginástica olímpica ou material adaptado. Colchão ou caixa de areia para aterrissagem.
Descrição técnica do salto grupado sobre o plinto: Após uma breve corrida de aproximação e tomada de impulso no trampolim com os pés unidos,realizar o primeiro vôo com o corpo estendido e apoiar as mãos sobre o plinto, posicionado na transversal. Nesse instante, desenvolver repulsão de ombros, empurrando o aparelho para baixo, sem flexionar os cotovelos, levando os joelhos ao peito e transpondo o aparelho, em postura grupada. Em seguida, após o segundo vôo, estender o corpo rapidamente até a posição de pé sobre colchão de queda ou caixa deareia (Santos, 1986).

Formas de ajuda: dois ajudantes, um em cada lado do trampolim, irão, ao toque dos pés do executante no trampolim, segurar uma de suas mãos no braço e outra conduzindo o executante na direção do salto, com pegada na parte posterior da coxa. (Pode-se trabalhar somente com um ajudante).

Sugestões de atividades individuais (Santos, 1986):

- “Salto da lebre” nosolo: O executante, agachado, deverá saltar para frente estendendo o corpo, para alcançar o solo com as mãos espalmadas, braços estendidos. Em seguida, flexionar as pernas trazendo os joelhos para frente, e apoiando os pés entre as mãos. Estas saem rapidamente do solo para iniciar novo salto da lebre (FIG. 1).

FIGURA 1
Fonte: (Santos, 1986: 150)

- Executar o “salto da lebre” sobre oplinto na longitudinal, inicialmente com dois módulos, podendo aumentar progressivamente de acordo com a capacidade dos alunos.

- Corrida de aproximação com impulso no solo ou trampolim, realizar salto grupado sobre o plinto, com apoio dos pés sobre o mesmo, seguido de salto estendido para o colchão ou caixa de areia. O número de módulos a ser utilizado no plinto dependerá da impulsão: se forrealizada no solo, iniciar com três módulos, se realizada no trampolim, iniciar com quatro módulos. Pode-se ir aumentando a altura do plinto à medida que a habilidade da turma permitir.

- Salto grupado transpondo o plinto, inicialmente na transversal, somente após muito treino na longitudinal, como apresentado na figura, com ajuda do professor ou de dois alunos, que deverão posicionar-se...
tracking img