Ginastica artistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Eu com este trabalho pretendo aprender muito mais sobre ginastica artistica e conhecer coisas que desconhecia.


Ginástica artística

A
ginástica artística, é uma das modalidades da ginástica. Por definição, de acordo com o novo dicionário Aurélio da língua portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "a arte ou acto de exercitar o corpo para fortificá-lo edar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objectivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc."
Historicamente, enquanto forma de prática física, a ginástica surgiu na pré-história. Contudo, veio a tornar-se uma modalidade desportiva apenas em 1881, em escolas alemãs tipicamentemasculinas. Desse modo, a ginástica artística consagrou-se como a forma mais antiga do desporto e em decorrência disto, sua história é constantemente confundida com a da ginástica em si, o que difere sua evolução artística individual posterior. Mais tarde, em 1896, até então praticada somente por homens, passou a ser um desporto olímpico, e em 1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros jogos. Noano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – nos aparelhos – da forma como se conhece hoje. Apesar de despontar para o mundo como um desporto inicialmente masculino, a ginástica tornou-se uma prática mais activa entre as mulheres. Em decorrência disso, os eventos artísticos femininos tornaram-se mais disputados, admirados e destacados entre todas as modalidades do desporto.
As apresentaçõesda ginástica artística são individuais - ainda que nas disputas por equipas -, possuem o tempo aproximado de trinta a noventa segundos de duração, são realizadas em diferentes aparelhos - sob um conjunto de exercícios - e separadas em competições femininas e masculinas.
Os movimentos dos/as ginastas devem ser sempre elegantes e demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação,equilíbrio e controlo do corpo.
o

História e evolução

A ginástica, enquanto prática do exercício físico veio da pré-história, afirmou-se na antiguidade, ‘’estacionou’’ na idade média, fundamentou-se na idade moderna e sistematizou-se nos primórdios da idade contemporânea.
A ginástica artística, enquanto actividade, teria surgido, segundo estudos, no Egipto antigo, onde as pessoas realizavamacrobacias nas ruas com o intuito de entreter os transeuntes. Como a prática constante desenvolvia habilidades corporais importantes, como a força e a elasticidade, ela passou a ser adaptada ao treino militar. O mesmo uso fora feito na Grécia antiga onde a ginástica continuou a desenvolver-se. Contudo, em Roma, o interesse pela modalidade artística enquanto treino caiu em desuso, e a ginástica passou arestringir-se apenas a apresentações de circo que inspiravam os soldados antes das batalhas, enquanto estes davam à ginástica outros valores em termos de preparação militar.
Seu ressurgimento na era moderna fora, como no princípio, ligado à arte. A forma gímnica que chegou à Europa começou com o trampolim, tendo suas primeiras actividades descritas por Archange Tuccaro, no livro ‘’troisdialogues du sr. Archange tuccaro’’, no século xv, ao oeste europeu. Na época do renascimento, os principais artistas faziam culto ao corpo humano e às suas formas. Assim, a prática da ginástica nas escolas tornou-se constante, e cada dia mais a modalidade ganhava espaço entre os homens.
jean-jacques rousseau, em meados de 1700, publicou um misto de educação e treino físico para as crianças, chamadoémile; ou, de l’éducation, que modificou os padrões e sistematizou uma nova aplicação, incluindo a prática da ginástica. Inspirado na reforma, johann christoph friedrich guts muths (1176 - 1838), implementou a ginástica natural – composta por exercícios aeróbicos, voltada ao benefício corporal – e artificial – voltada para a beleza, como a variedade de saltos e acobracias no cavalo.
Contudo, seu...
tracking img