Gin Stica Isom Trica

1390 palavras 6 páginas
Ginástica Isométrica

A isometria (isso= semelhante + metria = medida) utiliza a potência externa ou uma contra-resistência (movimento contrário ao que se está realizando voluntariamente) para fortalecer a musculatura, no entanto, a musculatura contrai sem haver movimento da articulação envolvida.
A técnica recebeu o nome de contração isométrica funcional, pelo fato de proporcionar o fortalecimento muscular em indivíduos sadios, cooperar na recuperação de acidentados ou doentes, melhorar o desempenho de indivíduos sem força muscular e aumentar o potencial dos atletas.
Atualmente a ginástica isométrica é difundida em cabines de estéticas por profissionais habilitados, proporcionando melhora da condição muscular e, por conseguinte, o restabelecimento do tônus muscular.
Certamente, quem quiser fortalecer os músculos, qualquer que seja, sua finalidade, deve realizar trabalho físico. Mas é preciso treinar de maneira racional a fim de obter o mínimo de fadiga com o máximo rendimento.
Um músculo tem de seguir um programa de contração para executar determinado trabalho, isto é, seus tendões e fibras devem ser estimulados pelos nervos. A irrigação sanguínea, sua vez, traz oxigênio e expulsa os elementos que causam fadiga, agindo na motivação psíquica como coordenadora da ação geral. Quando convenientemente estimulado, o músculo reage por engrossamento das fibras e acarreta conseqüente ganho de força.
Quatro outros fatores determinantes da eficiência:
1. A força do músculo;
2. O tipo de inervação;
3. A irrigação sanguínea;
4. A motivação psíquica;
Convém ressaltar a diferença existente entre isometria e isotonia muscular: na isometria, há resistência contra o músculo, que exerce função igual e contrária à resistência. Na isotonia, existe contra o músculo uma resistência que não é toa grande e possibilita o encurtamento e alongamento muscular.
Para entender como ocorre a contração isométrica, pode-se recorrer a uma situação bem prática. Entrega-se um balde de água a um

Relacionados

  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas