Ginástica laboral – a percepção do corpo no ambiente de trabalho

Páginas: 18 (4376 palavras) Publicado: 20 de abril de 2011
1. INTRODUÇÃO

Atualmente, com a crescente competitividade, as empresas estão numa constante busca pela qualidade no trabalho, mas para elas isso significa qualidade dos produtos e serviços. Para que isso aconteça é necessário diminuir custos, eliminar defeitos e evitar desperdícios. Dessa forma, a qualidade no trabalho deve ser considerada durante todo o processo de produção, onde as pessoasestão diretamente incluídas. A maioria dos trabalhadores, por sua vez, levam uma vida sedentária, tem uma alimentação desequilibrada, destina pouco tempo para o lazer e conseqüentemente surgem distúrbios físicos e o estresse é constante. Num escritório de contabilidade as expectativas estão voltadas exclusivamente para a qualidade dos serviços, os trabalhadores, na maior parte do seu tempo, ficamsentados numa mesma posição, quase sempre digitando, fazendo leituras, atendendo telefonemas, perfurando e arquivando documentos e isso requer uma considerável atenção. Poucos sabem, mas na maioria das vezes os funcionários ficam numa posição inadequada, quando do uso dos recursos como: computadores, livros, calculadoras, telefones e etc. A partir dessas percepções, um programa de ginástica laboralnesse ambiente e para essa população servirá como método de avaliação, para que sejam analisados seus efeitos, buscando por melhor qualidade de vida de funcionários, que terão oportunidade para a prática de atividade física, podendo ser incorporada em seu cotidiano. Ao trabalhador surgirá a oportunidade do acesso à prática de atividade física, que poderá ser incorporada no seu cotidiano.


2.OBJETIVO

Compreender a participação em um programa de ginástica laboral de funcionárias de um escritório de contabilidade no município de Cuiabá /MT.



3. REVISÃO DE LITERATURA

3.1 Histórico

Visando a descontração e o cultivo da saúde, surge em 1928, no Japão, atividades destinadas a ginástica laboral. Destinada diariamente a funcionários do correio (Alvarez, 2002).
Leite e Mendesapud Alvarez (2002) complementam que, após a Segunda Guerra Mundial, o hábito foi difundido por todo o Japão e, de acordo com Polito e Bergamaschi (2003), atualmente um terço dos trabalhadores japoneses exercitam-se diariamente no trabalho, em busca, principalmente, de seu bem-estar geral.
Ainda conforme as autoras mencionadas anteriormente:

“... esta grande difusão da Ginástica Laboral noJapão deve-se à adaptação de um programa da Rádio Taissô, que consiste em um tipo de ginástica rítmica, com exercícios específicos, acompanhados por música própria. Esta atividade acontece todas as manhãs, sendo transmitida pela rádio, por pessoas especialmente preparadas, e é praticada não somente nas fábricas ou ambientes de trabalho, mas também nas ruas e residências. O programa é acompanhado depalestras de curta duração sobre assuntos relacionados à saúde, ao trabalho, à circulação sangüínea e ao aumento da produtividade” (p. 25-26).

No Brasil, a ginástica laboral teve início no final da década de 60 pelos executivos de uma indústria de construção naval no Rio de Janeiro. Tanto diretores como operários participavam dos exercícios e a ginástica utilizada era a preparatória, comduração de oito minutos antes de iniciarem suas tarefas do dia, todos eram obrigados e remunerados pela participação (Pulcinelli apud Mendes e Leite, 2004: 1).
Neste sentido, percebemos que a ginástica laboral, desde seu surgimento, tem sido adotada por inúmeras empresas por intencionarem a qualidade de vida e melhor desempenho de seus funcionários.

3.2 Definição

A ginástica laboral pode sercompreendida como uma atividade física realizada no ambiente de trabalho, durante o expediente, com exercícios de compensação, em sessões de 5, 10 ou 15 minutos.
Para Lima (2003), a ginástica laboral pode ser conceituada como um conjunto de práticas físicas elaboradas a partir da atividade profissional exercida durante o expediente, que visa compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica Laboral no Ambiente de Trabalho
  • A Importância das pausas ativas no Ambiente de trabalho: Ginástica Laboral
  • A influencia da ginastica laboral na melhora da flexibilidade no ambiente de trabalho
  • GINÁSTICA LABORAL E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO.
  • Trabalho de Ginastica Laboral
  • Trabalho de ginástica laboral
  • Segurança do trabalho
  • APLICAÇÃO DA GINÁSTICA LABORAL COM O PROPÓSITO DO BEM-ESTAR NO AMBIENTE DE TRABALHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!