Ginástica geral no brasil

Páginas: 10 (2343 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
Ginástica Geral no Brasil
Durante pesquisa, o que observou-se é que a ginástica passou por um processo amplo de mutação.
Foram os estudiosos gregos que deram origem ao termo:GINÁSTICA(que em Grego é GYMNUS) cujo significado é NU.
Os gregos sistematizaram as primeiras atividades físicas.
Há indícios de que os primeiros sistematizadores de atividades físicas e das ginásticas surgiram á partirdo séc. XVIII sendo assim implementado os métodos Alemão, Suéco, Francês,e Inglês por toda a Europa e demais continentes.
No BRASIL, na primeira metade do sec. XIX, o método Alemão é implantado no país devido ao grande número de imigrantes refugiados pela guerra, e estes tinham como hábito esta forma de manifestação corporal.
Este método foi consagrado em 1860 como MÉTODO OFICIAL DO EXÉRCITOBRASILEIRO.
Em 1882, Rui Barbosa defensor da prática de atividades físicas nas escolas, realiza uma reforma política onde por sua recomendação: A GINÁSTICA FOSSE OBRIGATÓRIA PARA AMBOS OS SEXOS, E QUE FOSSE OFERECIDA NAS ESCOLAS NORMAIS”.(Darido, 2004, p. 2).
Em 1912, o método Alemão foi substituído pelo Francês, sendo obrigatória sua prática nas escolas brasileiras até meados de 1960.

2.MÉTODO DE GINÁSTICA SUÉCA
CARACTERÍSTICAS
O Movimento Sueco é representado através da Ginástica de Ling ( 1778-1839), com atenção especial aos exercícios livres ou segmentários com um sentido formativo e higiênico. “Para realização das atividades ginásticas, imaginou Ling um sistema de quatro divisões principais : pedagógica, médica, militar e estética. Porém acionou, de preferência as duasprimeiras modalidades, estabelecendo para elas princípios definidos.”
Em 1808 dá-se os primeiros passos para a ginástica escolar, 1813 fundou-se o Instituto Geral de Ginástica que depois foi transformada em Escola superior de Educação Física e Desportos. Com a morte de Ling a ginástica fica, por algum tempo, reduzida a exercícios corretivos. Mais tarde surgem outros nomes que dão continuidade erenovam a educação física da época.
Com o movimento Francês houve o ponto de partida para a Educação Física brasileira, através dos métodos de Amorós, Demeny, Hérbet e as doutrinas do Método Francês e da Educação Física Desportiva.
Método de Amorós (1770-1840), espanhol naturalizado francês teve atuação bastante ligada ao exército, fundamentou a sua ginástica nos conhecimentos da natureza e naanálise do movimento, escreveu o primeiro regulamento militar de ginástica e fundou , em Paris, um instituto especializado, e foi o criador da escola amorosiana alicerce de sistematização da educação física francesa. Seu método tinha como objetivo do desenvolvimento das qualidades físicas, o aumento da energia e a exaltação das qualidades morais.
Demeny (1850-1917) fez críticas ao método sueco e lançouas bases para a educação física francesa eclética e realizada através de movimentos completos, arredondados e contínuos, dentro da máxima economia de forças, e lançou a ginástica feminina com música.
Georges Hébert (1875-1957), oficial da marinha que criou o método natural “pregando o retorno a natureza, criou também o sistema higiênico e pleno utilitarismo. Convencido do valor global doexercício, condenou o procedimento analítico na aprendizagem”( p. 31).
O Método Francês teve origem na Escola Joinville-le-Pont (1852) com a colaboração de Napoléon Laisné , discípulo de Amorós. Em 1927 foi publicado o Regulamento Geral de Educação Física com a participação de vários outros colaboradores. Esse regulamento foi introduzido no Brasil e difundido por muitos anos, de maneirasistemática.
Pedro Enrique Ling, poeta e educador, representa nocampo das atividades físicas um nome inconfundível. Sua obra “A Ginástica Sueca ou de Ling”, evoluiu extraordinariamente, constituindo hoje em dia, um verdadeiro monumento educacional.
Contrariando idéias dominantes da época, estabeleceu novos rumos à prática dos exercícios físicos, a fim de regenerar o povo sueco, minado pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica geral no brasil
  • A ginástica geral e a ginástica para todos
  • Ginastica geral
  • Ginastica Geral
  • GINASTICA GERAL
  • ginastica geral
  • ginastica geral
  • Ginastica geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!