Ginástica calistênica

Ginástica Calistênica


Introdução

Vamos contar um pouco sobre a origem e significado da ginástica calistênica.Tanto para pessoas completamente saudáveis quanto para pessoas com determinadograu de comprometimento da saúde são elaborados exercicios chamados calistênicos. Onde se utiliza o peso do próprio corpo como resistência para realização de um movimento, como por exemplo ficar na pontados pés e descer por repetidas vezes, ou realizar flexões com as mãos no chão.

"A CALISTENIA - É por assim dizer, o verdadeiro marco do desenvolvimento da ginástica moderna com fundamentosespecíficos e abrangentes destinada à população mais necessitada: os obesos, as crianças, os sedentários, os idosos e também às mulheres. 
Calistenia, segundo Marinho (1980) citado por Marcelo Costa, vem dogrego Kallos (belo), Sthenos (força) e mais o sufixo "ia".
Com origem na ginástica sueca apresenta um divisão de oito grupos de exercícios localizados associando música ao ritmo dos exercícios quesão feitos à mão livre usando pequenos acessórios para fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos. 
Os responsáveis pela fixação da Calistenia foram o Dr. Dio Lewis e a (A. C. M.) Associação Cristã deMoços com proposta inicial de melhorar a forma física dos americanos que mais precisavam. Por isso mesmo, deveria ser uma ginástica simples, fundamentada na ciência e cativante. Em função disso o Dr.Lewis era contra os métodos militares sob alegação que as mesmas desenvolviam somente a parte superior do corpo e os esportes atléticos não proporcionavam harmonia muscular. Em 1860 a Calistenia foiintroduzida nas escolas americanas. 
No Brasil dos anos 60 começou a ser implantada nas poucas academias pelos professores da A. C. M. ganhando cada vez mais adeptos nos anos 70 sempre com inovaçõesfundamentadas na ciência. Sendo assim o Dr. Willian Skarstrotron, americano de origem sueca, dividiu a Calistenia em 8 grupos diferentes do original: braços e pernas, região póstero superior do...