Ginástica alemã

Origem e criação da Ginástica Alemã

Tendo início em 1760, a ginástica alemã possui características próprias e seu fundador foi Basedow que foi influenciado pelas ideias educacionais de Rousseau,que tinha como princípio a saúde e a educação física. Vendo a necessidade ele criou uma escola, onde passou a prática deste método. Nela começou um programa de Educação Física, que tinha como esportes:a corrida, saltos, arremessos e lutas semelhantes às praticadas na Antiga Grécia.
Entre outros educadores, tiveram grande influência: Guthsmuths, Jahn e Spiess. Sendo que cada um num ponto de vistadiferente, seguindo ramos e ideais diferentes. Guthsmuths, considerado o pai da ginástica, mantendo o conceito das práticas educacionais naturalistas, onde assumiu as aulas de ginástica trazendo novasatividades e aparatos introduzindo um novo sistema de trabalho que ficou conhecido como “ginástica natural” ou “método natural”. Dividiu suas atividades em três: exercícios ginásticos, trabalhosmanuais e jogos sociais (Van Dalen & Bennet, 1971). Como Basedow, ele utilizou a influência de Rousseau como objetivo básico de educação.
Com a ideia de que a Ed. Física tinha de ser a salvação danacionalidade alemã, Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852) criou e desenvolveu a ginástica patriota. Diferente de Basedow e Guthsmuths, Jahn se influência nas ideais de Johann Gottlieb Fichte (1762-1814),que foi o ponto de partida para a criação do movimento batizado de Turnen que atingiu enorme popularidade na Alemanha do século XIX até os tempos de agora. O propósito de Jahn era a “vida ativa,saudável e em comunhão ao ar livre” treinando os estudantes a trabalharem juntos “buscava também acender neles o espírito público o qual poderia um dia estar a serviço da nação”. Para Jahn todos os homens emidade militar que se tenham tornado capazes, através da educação física, de pegar em armas, quando se tenham tornado prontos para o combate, através de um treinamento prático intenso, prontos para...