Gimp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Computação Gráfica Fatec Zona Sul Professora Denise Neves Elaboração : Eliane Fonseca e Priscila Pereira(alunas V Ciclo-2008)

Sumário
1 – Sobre o GIMP 2 – Iniciando o GIMP 3 – Abrindo um Arquivo no GIMP 4 – Abrindo um Novo Documento no GIMP 5 – Camadas 6 – Apresentando Algumas Ferramentas do GIMP 6.1 – Ferramentas de Seleção 6.1.1 – Seleção Retangular 6.1.2 – Seleção Elíptica 6.1.3 – SeleçãoLivre 6.1.4 – Seleção Contígua 6.1.5 – Seleção por Cor 6.2 – Ferramentas de Transformação 6.2.1 – Mover 6.2.2 – Rotacionar 6.2.3 – Redimensionar 6.3 – Texto 6.4 – Borracha 6.5 – Preenchimento 7 – Exemplo de uma imagem manipulada no GIMP

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

2

GIMP

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

3

O GIMP é um software gratuito e de código livre quepossibilita fazer o tratamento de imagens digitais. O nome GIMP significa GNU Image Manipulation Program (Programa de Manipulação de Imagens GNU). Ele possibilita trabalhar com diversos formatos de imagens. Semelhante ao Adobe Photoshop, o GIMP é uma das maiores referências para o tratamento de imagens no mundo do software livre.

1 – Sobre o GIMP

2 – Iniciando o GIMP

Ao inicializar o GIMP,o programa abrirá essas três telas: a do menu do GIMP, a janela de camadas e uma janela de dicas do GIMP.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

4

3 – Abrindo um Arquivo no GIMP
Ao clicar em Arquivo e depois em Abrir o GIMP abrirá uma janela para buscar no arquivo uma imagem para ser trabalhada no GIMP.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

5

Ao abrir a imagem vocêutilizará o GIMP em duas telas: uma onde irá manipular a imagem e outra que é a tela do menu do GIMP com todas as ferramentas.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

6

4 – Abrindo um Novo Documento no GIMP
Para abrir um documento em branco no GIMP clique no Menu Arquivo/Novo (Ctrl + N). Surgirá a janela mostrada abaixo:

Clique em Opções Avançadas para deixar a janela como mostrada nafigura acima. 01 – Modelo: Ao clicar nesta caixa, serão exibidos modelos de tamanho de arquivos. Entre eles: 640X480, 800X600, etc. Podemos ainda determinar a orientação da página, se em Retrato (em pé) ou Paisagem (deitada). Veja abaixo:

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

7

02 – Tamanho da Imagem: Dividi-se em Largura e Altura. Trás também a opção de definir o sistema métrico que seráusado. Clicando na caixa “pixels” – que é uma medida, podemos mudar a opção. Caso queira mais opções clique em Mais. 03 – Resolução: Oferece a possibilidade de definir qual a resolução usada na imagem. A resolução pode ser encarada como a qualidade da imagem. Como uma imagem bitmap é formada por um mapa de bits, a resolução determina a qualidade deste mapa. Quanto maior o valor, maior a qualidadeda imagem e maior o tamanho do arquivo. Quanto menor o valor, menor a qualidade da imagem e menor o tamanho do arquivo. 04 – Espaço de Cor: Oferece cor RGB e Tons de cinza. RGB reúne três cores: R = Red (vermelho), G = Green (verde) e B = Blue (Azul). A combinação dessas três cores formam todas as cores que vemos no monitor do computador, em televisões e projeções. São ideais para trabalhar no GIMPpois com este espaço de cor é possível usufruir de todos os recursos do programa. Já o espaço de cor Tons de Cinza, como o nome já diz, transformará todas as cores em tons de cinza. É mais usado em trabalhos específicos como a produção de uma imagem que será impressa em cinza pois teremos uma variedade de 256 tons de cinzas para trabalhar. Entretanto, iniciar um trabalho com esta escala de corfará com que o GIMP não ofereça todos os seus recursos. É conveniente, trabalhar com cor RGB e depois transformá-las em Tons de Cinza nos ajustes finais. 05 – Preencher com: Ao clicar na caixa, oferece a possibilidade de iniciar o novo arquivo com as opções: Cor de Frente, Cor de Fundo, Branco e Transparente. As opções Cor de Frente [1] e Cor de Fundo [2] estão diretamente relacionadas com as...
tracking img