Gimar bispo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]










cris



























INTRODUÇÃO


Este trabalho de produção textual tem caráter interdisciplinar, e tem como objetivo principal promover uma reflexão a cerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que fixam as normas a serem observadas na organização de propostas pedagógicas naEducação Infantil no Brasil, e como isso tem ocorrido de fato.

1. CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ONDE SE REALIZOU A PESQUISA

2. UMEI: Unidade Municipal de Educação Infantil Mãe Margarida

3. ENTIDADE MANTENEDOURA: Secretaria Municipal de Educação

4. GRAU DE ENSINO: Educação Infantil

5. ENDEREÇO: Rua Sabará s/n, Bairro JardimVila Rica, próximo a BR 364 – telefone: 3411-5350 e 9642-9283

6. MUNICÍPIO: Rondonópolis/MT

7. ASPECTOS LEGAIS DA SUA CRIAÇÃO

A Unidade Municipal de Educação Infantil – UMEI - Mãe Margarida foi criada através da Lei Municipal de nº 3344 de 28 de agosto de 2001, ressaltamos que o processo foi instruído á luz da Resolução nº 384/04-CEE/MT, Res.276/00 e Res. Nº 150/99. Foi inaugurada no dia 01/03/2002 na gestão do Prefeito Municipal Percival Muniz, sob CNPJ 06.102.675/0001-28. Possui uma área construída de 390,49 m².

Atualmente o quadro de servidores é composto de 37 servidores: 08 são Auxiliares de Serviços Diversos, 09 estagiárias, 05 Auxiliar de Higienização, 11 Docentes, 01 Administrativo, 01 Vigilante, 01 CoordenadoraPedagógica e 01 Diretora.

A unidade atende um total de 180 crianças com idade entre 04 meses à 04 anos e 11 meses, em período integral (6h às 18h) e parcial, sendo agrupada conforme ciclo de formação humana.

[pic]

Figura 1: Vista aerea do UMEI Mãe Margarida – foto de satélite




2. FILOSOFIA DA ESCOLA

MissãoProporcionar o desenvolvimento integral do educando nos aspectos biopsicossocial (físico, psicológico, intelectual e social), pois o objetivo primordial da referida instituição vai além de Educar e Cuidar, uma vez que queremos oportunizar as nossas crianças um ambiente que seja acolhedor, desafiante, afetivo e acima de tudo lúdico, dando lhes condições para exercer a autonomia da sua vida intelectuale social.

Valores

Ser criança significa ser tratada com respeito e principalmente humanidade e aprender a fazer o mesmo em relação às demais pessoas, ter acesso as forma mais interessantes de conhecer e aprender a enriquecer-se com a troca de experiências com outras crianças. (autor desconhecido e modificado por Gouveia, 2009).



A Unidade busca odesenvolvimento integral da criança, contribuindo na formação de cidadão consciente dos seus direitos e deveres, para que no futuro possa exercer ações coerentes que promovam as mudanças necessárias para se formar uma sociedade mais justa e igualitária. E oportunizando condições para o trabalho coletivo, organizando materiais, espaços e tempos que assegurem o estabelecimento de uma relaçãoefetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes.

Filosofia

➢ Excelência – Somos uma equipe de profissionais qualificados e preparados para desenvolver projetos que venham promover o processo de ensino aprendizagem de qualidade.

➢ Criatividade – Buscamos inovar a prática docente por meio de cursosde qualificação ofertados pela Secretaria Municipal de Educação e outras instituições, bem como através da formação continuada oferecida pela Unidade, por meio de projetos individuais e coletivos, a fim de proporcionar no âmbito escolar um melhor desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.

➢ Serviço Social – Prestamos a comunidade palestras de esclarecimento, oficinas e...
tracking img