Gilberto velho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Gilberto Velho, o pesquisador deve ter uma distância mínima do objeto de pesquisa para haver imparcialidade na investigação da realidade. O texto mostra a problemática da comunidadecientifica em considerar o método quantitativo, superior ao qualitativo por parecer mais imparcial. Porém, para haver imparcialidade é necessário estabelecer contato com o grupo que se estuda durante umperíodo, que o antropólogo consiga observar aspectos culturais, que não são explícitos e exigem um esforço para obter uma observação mais detalhada.
O problema de se colocar no lugar do outro são asbarreiras psicológicas e sociais, dadas pelo condicionamento cultural e relações de poder. As sociedades complexas e hierarquizadas organizam as pessoas com estereótipos, o que pode fazer o pesquisadorconsiderar o senso comum no estudo, e se comprometer pelo conhecimento superficial daquela cultura, transformando o exótico em familiar e o familiar em exótico, por esse fato não se pode esquecer que oconhecer depende da interação.
Com todos esses pontos, Gilberto Velho mostra a necessidade da relativização cada vez maior nos estudos antropológicos para observar o familiar para não haverestereótipos com uma interpretação preconceituosa do familiar porque a nossa subjetividade sempre está presente nas nossas interpretações.
Estamos sempre classificando familiaridades e exotismo partindo doprincipio que o que nos é familiar é conhecido e o exótico é desconhecido, mas o pesquisador deve se livrar do ato quase instintivo de classificar e julgar de acordo com os conceitos prefixados, ou seja,influenciado pela forma que fomos socializados.
Familiaridade não é conhecimento, e pode ser um impedimento se não for relativizado, tem que haver um processo de descoberta e análise do que éfamiliar. A comunicação de massa, pode frequentemente trazer noticias de sociedades distantes o que pode parecer familiar, porém há grupos em nossa própria sociedade que não é alvo da mídia e se torna...
tracking img